Iso 9000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a ISO 9000


A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas britânicas BS5750.

Além destas cinco normas, deve se citar a existência da ISO 8402 (Conceitos e Terminologia daQualidade), da ISO 10011 (Diretrizes para a Auditoria de Sistemas da Qualidade), ISO 14000 (para a gestão ambiental) e de uma série de guias ISO pertinentes à certificação e registro de sistemas de qualidade.

A ISO 9000 é um sistema de Garantia da Qualidade, pois o objetivo maior da certificação é que se tenham normas em todos os segmentos com vários procedimentos e padrões que dependerão dos produtosou serviços oferecidos. A ISO 9000 passou por revisões e padronizações para se adequar aos padrões mundiais de qualidade e acompanhar novas tecnologias e tendências de mercado. Para não confundir, é importante entender que as ISO 9001, 9002 e 9003, pertencem a ISO 9000 e cada uma é específica para cada tipo de organização.

A ISO 9000 é um sistema gerencial de qualidade que envolve inspeção,controle e planejamento para que a organização siga todas as normas expedidas pela certificação e conquiste a qualidade almejada em todos os processos.

Em sua abrangência máxima o ISO 9000 engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos osestágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.

Ela Foi elaborada através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a própria empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.

As empresas que adotam osregulamentos da ISO 9000 tem mais credibilidade frente a outras empresas e aos seus clientes, uma vez que suas normas foram elaboradas por representantes de diversos países, do mundo inteiro. Se a empresa adotar as normas ISO série 9000 e dispuser de documentação que comprove isto, ela demonstrará que administra com qualidade e, portanto, garante qualidade de seus produtos e serviços. Pode-se afirmarcom certeza que na atualidade muitas empresas já estão utilizando as normas ISO série 9000. Somente vinculadas ao sistema inglês de certificação existem hoje mais de 16.000 empresas que têm implantado uma das normas da série ISO 9000 e muitos países já as adotaram como normas nacionais, entre eles o Brasil.

Séries da ISO 9000

A série ISO 9001 é a mais completa de todas, pois garante aqualidade do produto desde o projeto inicial, passando pela fase de desenho industrial, acompanhando a manufatura e o desenvolvimento, até a venda para o consumidor final. Nesta série, existem 20 testes que os produtos devem ser submetidos, para poderem ser aprovados. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade.

A série ISO 9002 é uma série menoscompleta, precisando ser aprovada em 18 testes de qualidade. As empresas que buscam este selo são aquelas empresas que comercializam produtos que não necessitam de um desenho técnico inicial, ou um projeto inicial. É o caso por exemplo de uma cerealista, ou uma produtora de alimentos. A ISO 9002 faz uso de 18 destes elementos (não fazem parte desta norma o controle de projeto e a assistência técnica).A série ISO 9003 é a mais compacta de todas, necessitando de aprovação em apenas 12 testes de qualidade. Nesta série da ISO, os produtos comercializados, serão analisados apenas em relação à venda aos clientes. Um exemplo de empresa que utilizaria o selo ISO 9003 seria uma banca de revistas, onde o dono não teria a necessidade de se preocupar com o desenho e a diagramação do produto, teria...
tracking img