Iso 9000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
William Edwards Deming, conhecido como pai do controle de qualidade, foi quem popularizou tal método, sendo que o ciclo é composto de quatro partes: Plan, Do, Check, e Act (Planejar,Executar, Verificar e Agir).
Os 8 princípios da gestão de qualidade:
* Foco no cliente
Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais efuturas do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas.
* Liderança
Líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem emantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.
* Envolvimento de pessoas
Pessoas de todosos níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
* Abordagem de processo
Umresultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo.
* Abordagem sistêmica para a gestão
Identificar,entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização no sentido desta atingir os seus objetivos.
* Melhoria contínuaConvém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente.
* Abordagem factual para tomada de decisão
Decisões eficazes são baseadas naanálise de dados e informações.
* Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
Uma organizaçãoe seus fornecedores são interdependentes, e uma relação debenefícios mútuos aumenta a habilidade de ambos em agregar valor.

Estes oito princípios de gestão da qualidade formam a base para as normas de sistema de gestão da qualidade na família NBR ISO 9000.
tracking img