Iso 9000,10000,11000,12000 e 13000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A família de normas ISO 9000 representa o que poderíamos chamar de as melhores práticas, reconhecidas internacionalmente, para a gestão da qualidade nas organizações com a finalidade de assegurar queas mesmas sempre possam prover produtos e serviços que:
* Atendam aos requisitos de qualidade dos clientes e
* os requisitos normativos aplicáveis, procurando aumentar a satisfação de seusclientes e
* busquem a melhoria contínua de seu desempenho na busca por estes objetivos
A norma ISO 9000 busca prover uma abordagem sistêmica para a gestão da qualidade nas organizações, de modoque as mesmas possam continuamente prover produtos e serviços de acordo com as expectativas dos clientes e com isto possam mantê-los satisfeitos, sendo esta a única forma de garantir a sobrevivênciada empresa a longo prazo, pois um cliente insatisfeito é um cliente perdido e não existem organizações sem clientes
Como vimos os requisitos para um sistema de qualidade são padronizados por meio danorma ISO 9000, porém cada organização é única, tanto em sua forma quanto em sua essência. Então, como seria possível que a ISO 9000 seja aplicada ao mesmo tempo em um negócio familiar e em umamultinacional, ou a um órgão do governo e a um clube de futebol?
A reposta para isto é que a norma ISO 9000 explicita quais os requisitos que o sistema de gestão da organização deve atender, mas nãodetermina a forma como estes requisitos devem ser atendidos, ou seja, ele diz o “quê” e não “como”. Desta forma, ela pode ser implementada em qualquer contexto organizacional e até mesmo em qualquercontexto cultural.
14000
Introdução
Esta é primeira parte da norma no qual é abordado o contexto histórico em que foi desenvolvida, ressaltando a necessidade das empresas estabelecerem parâmetros para aárea ambiental. É falado sobre a estrutura e importância dos requisitos descritos nela.
Alguns pontos fundamentais descritos:
* As auditorias e análises críticas ambientais, por si só, não...
tracking img