Iso 14000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho é de suma importância para ser estudado, pois é um tema complexo, que é sobre ISO - Organização internacional para padronização 14000, que tem como finalidade geral de fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Ela é consistente com a meta de “Desenvolvimento Sustentável” e é compatível comdiferentes estruturas culturais, sociais e organizacionais.
A preocupação com o meio ambiente, nos últimos anos, vem aumentando tanto nas sociedades desenvolvidas quanto nas em desenvolvimento. Esta preocupação com a qualidade ambiental pode manifestar-se principalmente pelo repúdio dos consumidores em adquirir bens que ao longo de seu ciclo de vida causem degradação ambiental. Nesse sentido, opresente artigo visa apresentar uma discussão acerca dos benefícios econômicos, sociais e ambientais que a implantação de um sistema de gestão ambiental poderá proporcionar para as empresas.
Atualmente, grande parte dos consumidores exigem informações sobre as características dos produtos disponíveis no mercado, bem como dos impactos ambientais gerados em seus processos produtivos. Nesse sentido,os consumidores através de seu poder de decisão, no ato da compra, podem afetar significativamente a lucratividade das empresas.
A Série ISO 14000, que compreende um conjunto de normas ambientais, não obrigatórias e de âmbito internacional, possibilita a obtenção da certificação ambiental, porém esta só pode ser obtida por uma determinada empresa se a mesma implementar um Sistema de GestãoAmbiental (SGA). Este visa reduzir os impactos ambientais gerados na produção (inclui matérias-primas), transporte, uso e disposição final do produto (descarte).
Nos últimos anos, houve um crescimento acentuado de leis e acordos internacionais na área ambiental que visavam a preservação do meio ambiente, paralelamente a isso ocorreu uma grande expansão do comércio mundial. No intuito de proteger o meioambiente, muitos países passaram a exigir padrões de qualidade ambiental muito elevados, criando barreiras não tarifárias, que podem trazer efeitos danosos ao livre comércio (Procópio, 1994; Bravo & Silva, 1994).
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO) 14000


Em 1990, ISO - International Organization for Standardization (Organização internacional para padronização), refere-se àimplantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o qual viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.
Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundoatual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.
A ISO 14000 possui hoje mais de 200 comitês técnicos (TCs) e cerca de mil Subcomitês (SCs) para o desenvolvimento de normas internacionais em várias áreas. Como as Diretrizes cobrem apenas os elementos mais básicos, os comitês técnicos da ISO têm a liberdade para elaborar algumas regras mais detalhadas deprocedimentos para eles, tem sua sede em Genebra, na Suíça, fundada em 23 de fevereiro de 1947, que reúne mais de 100 países com a finalidade de criar normas internacionais, sendo criada pós ECO 92, que passou a se chamar RIO+92, que teve como objetivo de criar um mecanismo gerencial, capaz de desenvolver sistemas administrativos voltados para o desenvolvimento sustentável da indústria, em seu conceito maiscomplexo.
O objetivo da ISO é publicar documentos que estabeleçam práticas internacionalmente aceitas. Esses documentos são geralmente Normas Internacionais, que estabelecem regras a serem seguidas. As Normas Internacionais são aprovadas com o maior nível de consenso internacional possível dentro da ISO. Apesar de nem sempre serem ratificadas como normas nacionais nos países membros da ISO,...
tracking img