ISMÁLIA: REFLEXÃO DIANTE DO DESLUMBRE DA MORTE

2443 palavras 10 páginas
ISMÁLIA: REFLEXÃO DIANTE DO DESLUMBRE DA MORTE
RESUMO
O poema de Alphonsus de Guimaraens traz em sua essência a transcendência do corpo através da morte. Na realidade, o poema reflete os desejos mais profundos da superação da matéria e das limitações do ser humano diante da impossibilidade de se tornar livre ao transpor as barreiras carnais. De fato, o poema tem sua raiz no simbolismo que tem sua concepção voltada à superação da racionalidade e do objetivismo ressaltado pela burguesia de modo que supere seus direcionamentos e ideologias acerca do modo de vida e de suas crenças. O poema Ismália possui em suas particularidades um mergulho profundo nas sensações sem conotações voltadas à pré-conceitos ou razões previamente definidas, tendo em vista que a personagem enlouquece seja pelas dificuldades e conflitos existentes na vida real, seja por estar dominada por seus medos, ilusões ou sentimentos incontroláveis em seu íntimo.
Palavras-chave: Poema, isolamento, morte, liberdade.
INTRODUÇÃO
O poema “Ismália” de Alphonsus de Guimaraens relata o sofrimento ou a vivência irreal a ponto de promover que a loucura se instalasse intrinsecamente na mulher definida em sua obra. Na realidade, este poema tem caráter simbolista, ou seja, supera o realismo e abre espaço para o cultivo de versos que consagram o subjetivo e o fantasioso.
O simbolismo poético se caracteriza basicamente pelas sensações expostas e potencializadas nos trechos escritos e traduzidos por meio das palavras, superando o mundo material e dando espaço à pureza dos sentimentos, onde a racionalidade perde espaço para o imaterial, para o espiritual e para a evolução do ser humano enquanto ser descendente da divindade.
Dessa forma “Ismália” se caracteriza por ser uma obra simbolista onde os sentimentos são desencadeados, em primeira instancia, por uma dor particular e mesmo espiritual desconhecida que provoca a loucura e o isolamento da personagem que mantem essa energia por toda a atmosfera que a

Relacionados