Ismael nery

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ismael Nery, uma vida breve, mas, intensa. Foi poeta, pensador, filósofo, arquiteto e desenhista. Nunca se delimitou em uma linha de atuação. Mário Pedrosa (1900-1981), crítico de arte e amigo de Nery, lembra que ele “nunca quis ser artista profissional”. Considerava a pintura uma atividade secundária.
Nasceu em Belém do Pará em 1900. Devido à morte de seu pai (Dr. Ismael Nery) prematuramente,se muda para o Rio de Janeiro junto com sua mãe (D. Marieta Macieira) e seu irmão (João Nery)¹. Sua mãe foi uma senhora enigmática, inteligente e descontrolada. Infernizou a vida do filho que dizia: “Ela me construiu e me destruiu”.
Matricula-se em 1917, na Escola Nacional de Belas Artes e em 1920 viaja para Paris onde estuda na Académie Julien, em seguida passa a estudar os clássicos nos museus;entrou em contato com pintores, dentre alguns: Chagal, Picasso, Ernest, Léger.
Casou-se com Adalgisa Nery em 1922 e tiveram dois filhos.
Possuía uma inteligência admirável, um homem de pensamento e espírito brilhante. Mário Pedrosa,o chamou de “Príncipe do Espírito”. Criou uma teoria filosófica denominada Essencialismo, baseado; segundo o amigo Murilo Mendes, na abstração do tempo e do espaço,esse poeta mineiro acreditava sendo católico que Ismael era “iluminado pelo próprio Espírito Santo”, de tão alta era sua sabedoria. À sua volta, reuniam-se muitos intelectuais cariocas, fascinados pela sua inteligência e domínio dos mais variados assuntos: política, economia, arquitetura, anatomia, matemática, moda, música, teatro, cinema, pintura, filosofia. Ismael e sua esposa Adalgisa costumavamreceber intelectuais que se destacavam naquele Rio e Janeiro dos anos20 e 30: Mário Pedrosa, Antônio Bento, Jorge Burlamaqui, Guignard, Manuel Bandeira, Jorge de Lima, Murilo Mendes e outros.
Ismael começou a produzir num tempo em que a preocupação por uma temática nacionalista empolgava os artistas da época, mas ele nunca se preocupou com essa busca de uma pintura brasileira. Considerava queera regionalista e limitada. Situava sua obra em um plano internacionalista devido suas viagens à Europa.
Nery não pintava paisagens, marinhas, ou natureza morta, somente seres humanos e insistia na expressão pessoal. Por possuir este espírito vanguardista e internacionalista, nunca foi reconhecido em vida.

Concentrou-se em retratar a figura humana, que era o único motivo em toda sua arte.Fazia auto-retratos e nus, interpretando o corpo e rosto humano sendo nada mais que um pretexto para um sutil diálogo entre formas e linhas ilustrando suas idéias essencialistas e de seu humanismo cristão, fazia retratos das pessoas mais íntimas, usando sua esposa Adalgisa como sua musa em muitas de suas obras.
Tinha muita precisão em seus trabalhos com pinturas ou desenhos, passava a impressão detê-los resolvidos mentalmente transpassando para o papel uma idéia já concretizada, diferenciando-se assim de muitos artistas que utilizavam o acaso no momento da criação ou da concretização do trabalho.
Em depoimento ao filme Ismael e Adalgisa², Denise Mattar menciona:
O Nery era um homem bonito, um homem que gostava do
seu corpo, que gostava do corpo dos outros. Absolutamente
sensual e que foieducado dentro de um sistema religioso
muito rígido (...), que fez com que ele acreditasse (...),
profundamente, em Deus. Ele acreditava, profundamente,
que Deus era a razão da existência, mas, ao mesmo tempo,
ele tinha todo um proceder hedonista.
Percebe-se o quanto Ismael Nery vive em universo dual e conflitante. Fez de suas obras um grande espelho, explorando assim o que melhor conhece:ele mesmo.
A maioria das pinturas de Ismael Nery apresenta rigor no desenho, com contornos precisos delineando corpos, rostos e perfis claramente. Simplificava as formas que em alguns casos remetia-se às influências do cubismo, e em vários trabalhos, está presente também a influência do surrealismo e da pintura metafísica.
Os trabalhos artísticos de Ismael devem ser agrupados em três fases...
tracking img