Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Formação e Expansão Do Islamismo

* Formação do Islamismo:
A formação do islamismo começa com o seu fundador Maomé, ou Mohammed, como também e conhecido pelos muçulmanos, nasceu em 570 d.C. em Meca( Arábia Saudita ), o seu nome significa “ O que é Louvado ”. Seu pai era comerciante e morreu em uma viagem enquanto Maomé ainda estava na barriga da mãe, depois disso eles foram morar com seuavo paterno. Quando tinha 6 anos sua mãe morre, e 2 anos depois seu avô também morre, sendo assim Maomé vai morar com seu tio paterno. Aos 12 anos já estava trabalhando de pastor. Ele teve uma infância miserável, por isso ele sentia-se amaldiçoado pelos deuses que idolatrava, sempre questionava a religião e a fé.
Depois de atingir sua maioridade, ele participa todos os anos da feira de SuqueUkaz, evento no qual todas as tribos Árabes participavam. Aos 24 anos era muito comum ver Maomé nessa feira expondo as doutrinas religiosas dos Árabes nas reuniões, além de citar trechos do judaísmo e da Fé cristã. Era muito inteligente, meditador, possuía boa memória e um orador nato. Uma viúva rica chamada, Khadija, deu-lhe um emprego de mercador, logo depois ela se tornaria sua esposa.
* Asrevelações de Maomé:
Aos 40 anos Maomé meditava todos os dias nas cavernas do Monte Hira, na cidade de Meca. Um dia ele ouviu a voz de um anjo que se chamava Gabriel, e o ordenou a copiar a revelação vinda da parte de Alá. Surpreso com a visão que teve ele fugiu, pois, achou que aquilo era um espírito maligno. Quando chegou em casa ele contou o acontecimento a sua esposa, que o acolheu como umprofeta.
Sua esposa procurou um tio de mais de 80 anos, quase cego que se chamava Waraq Ibn Nawfal. Esse homem era um líder cristão na vila onde viviam que traduziu varias partes do novo testamento para árabe. Após ouvir o que sua sobrinha lê contou ele entendeu que Maomé provavelmente estava recebendo a mesma comissão que Jesus e Moisés.
Depois de ouvi aquilo Khadija voltou para casa e prontapara contar tudo que ouviu para seu marido, o encontrou recitando trechos que elogiavam Alá, e ela disse que ele era um profeta e ela era sua discípula, outros transes aconteceram e Maomé se via pressionado por Khadija. Essa pressão vez com que Maomé tentasse se suicidar, mais ele não o vez pois ele teve um novo transe, no qual recebeu outra revelação. Isso vez com que Khadija doasse todos seus bensa nova religião.
Maomé começou pregando em segredo com uma mensagem simples. Dizendo que só existia um Deus no qual ele era seu ultimo profeta, ele falava da justiça de Alá e que o Alcorão(livro sagrado dos Muçulmanos) era um milagre, em resposta a exigência do povo de sinais. Ele formou uma comunidade que seguia seus ensinamentos monoteístas, por isso essa pessoas foram perseguidas esse exilaramem Abissínia que era uma cidade de líder cristão. Maomé não só contrariou interesses religiosos mas também econômicos. Os lideres das tribos fizeram ofertas para que Maomé pedisse a Alá para aceitar a intersessão de outros Deuses, mais quando Maomé foi perguntar a Gabriel ele o disse que esses Deuses eram manifestações satânicas e que ele não podia unir essas crenças a sua religião, o que gerouconflitos em Meca.
* Expansão do Islamismo:
Com os conflitos em Meca, a morte de Maomé foi planejada por pessoas que eram contra sua religião, ele partiu em peregrinação. Aos 53 anos perdeu sua esposa e se casou com uma menina de 6 anos, mais seus casamento só pode ser oficializado 3 anos depois, também se casou com uma viúva de um seguidor chamada Saida. No total ele teve 9 esposas, mas comnenhuma delas teve filhos homens. Sua descendência propagou-se com sua filha Fátima, que se casou com seu primo ali, com quem teve 2 filhos. Maomé fugiu com seus seguidores Mulçumanos para cidade de Yathrib, na qual chamou de Medina ou “ a cidade do Profeta”. Nessa cidade ele fez um chamado Pacto Àkaba,  com 72 homens e três mulheres, e nomeou 12 líderes dentre tribos, dos quais Maomé exigiu uma...
tracking img