Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.F.M. Amália Xavier
FILOSOFIA
O ISLAMISMO


Lucas Renan Gomes da Silva Nº 29
04/05/2012




INTRODUÇÃO

Informações sobre o autor:
Alcorão Sagrado, versão traduzida por Samir El Hayek; Otto Pierre Editores.
Por se tratar de um livro sagrado, não existe um autor específico, porém para sua tradução Samir El Hayek recorreu a várias fontes, consultando várias interpretaçõesantigas e modernas.
Exemplos:
ARRAZI, Abreu Bakr; As máximas do Alcorão.
ALKURTUBI, Abu Abd Dilah; Coletânea de máximas do Alcorão.
UAJDI, Mohamed Farid, O Alcorão explicado.




A Religião – Islamismo
A palavra religião vem do latim: religio. A religião é um vínculo, onde o mundo profano e o mundo sagrado são as partes vinculadas.
Esse vínculo, na religião judaica, aparecequando Jeavá indica ao povo o lugar onde deve habitar – a Terra Prometida – e o espaço onde o templo deverá ser edificado, para nele ser colocada a Arca da Aliança, símbolo do vínculo que une o povo e seu Deus. No cristianismo, a religio é explicitada por um gesto de união. O espaço sagrado é criado pela religião através de sacralização e consagração. Os céus o monte Olimpo (na Grécia), asmontanhas do deserto (em Israel), templos e igrejas são santuários ou morada dos deuses.
A religião não transmuta apenas com o espaço. Também qualifica o tempo, dando-lhe a marca do sagrado. A narrativa sagrada é a história sagrada que os gregos chamavam de mito, ou seja, é uma maneira pela qual uma sociedade narra para si mesma seu começo e o de toda a sua realidade, inclusive o começo donascimento dos próprios deuses (teogonias).
A história sagrada ou mito narra como e por que a ordem do mundo existe, e como e por que foi doada aos humanos pelos deuses.

RITOS
Os ritos são criados para explicar porque a religião liga humanos e divindade, porque organiza o espaço e o tempo, os seres humanos precisam garantir que a ligação e a organização se mantenham e sejam sempre propícias. Umavez fixada a simbologia de um ritual, sua eficácia dependerá da repetição minuciosa e perfeita. O rito é uma cerimônia na qual é possível adquirir o poder misterioso de presente: fixar o laço entre humanos e a divindade.



OS OBJETOS SIMBÓLICOS
A religião não sacraliza apenas o espaço e o tempo, mas também seres e objetos do mundo que se tornam símbolos de algum fato religioso. Sobre esseser ou objeto recai a noção de tabu: é um interdito, ou seja, não pode ser tocado nem manipulado por ninguém que não esteja religiosamente autorizado para isso. No judaísmo e no islamismo a carne de porco é tabu (é impura), pois o tabu também pode se referir a seres impuros que devem permanecer afastados dos deuses e humanos.

MANIFESTAÇÕES E REVELAÇÃO
Os deuses podem se manifestar através dailuminação, ou seja, é dado a um humano a capacidade de ver o que um ser humano comum não pode. E através da revelação, onde o homem consegue ver a vontade de Deus, com visões e sonhos.
No caso do islamismo, a visão é dada pela revelação.
A vontade divina pode tornar-se parcialmente conhecida dos humanos, sob a forma de leis. Ela pode se manifestar diretamente ou por intermediários

MAOMÉ
Onome Maomé (570 - 632) é uma alteração hispânica de Muhammad, que significa digno de louvor. O Profeta nasce em Meca, numa família de mercadores. Começa sua pregação aos 40 anos, quando, segundo a tradição, tem uma visão do arcanjo Gabriel, que lhe revela a existência de um Deus único. Na época, as religiões da península Arábica são o cristianismo bizantino, o judaísmo e uma forma de politeísmoque venera vários deuses tribais. Maomé passa a pregar sua mensagem monoteísta e encontra grande oposição. Perseguido em Meca, é obrigado a emigrar para Medina, em 622. Esse fato, chamado Hégira, é o marco inicial do calendário muçulmano. Em Medina, ele é reconhecido como profeta e legislador, assume a autoridade espiritual e temporal, vence a oposição judaica e estabelece a paz entre as tribos...
tracking img