Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O Testemunho
O testemunho é a proclamação de fé, é a chave que faz com que o ser humano ingresse no Islam. Ele se dá, em primeiro lugar, pela aceitação do seu significado pelo coração e pela razão, eliminando, dessa forma, a dúvida, e em segundo lugar, pelo seu pronunciamento através da fala.
O testemunho engloba a crença Islâmica, quando se pronuncia a primeira parte que é:
(Achhadu AnLá Iláha illa Allah)
ou seja:
(Testemunho que não há outra Divindade além de Deus)
A crença se completa na unicidade de Deus, ou seja, na unicidade de Deus na criação, na unicidade Divina (ou seja, da adoração) e na unicidade dos Nomes e Atributos de Deus.
Essa sentença descarta a adoração de qualquer outra coisa que possa se colocar no lugar do Deus Único como ídolos, fenômenos da natureza,poder, riqueza e similares. A segunda parte do testemunho se completa com:
Ach hadu anna Muhammadan Rassulullah
ou seja:
(E testemunho que Muhammad é o Seu Mensageiro)
O profeta Muhammad é o último mensageiro de Deus e, consequentemente, isso implica na aceitação do muçulmano de tudo que ele informou como a crença nos anjos, nos Livros revelados, nos mensageiros, no Dia do Juízo Final e napredestinação.
2- A Oração
A oração é a primeira das adorações instituídas por Deus no Islam. E tamanha é a sua importância que foi a única que não foi transmitida ao profeta Muhammad através do arcanjo Gabriel aqui na terra. A sua transmissão se deu no céu, feita diretamente por Deus ao Seu Mensageiro, nos eventos conhecidos como Al Isrá (A viajem noturna) e Al Miráj (A ascensão).
A oração écitada no Alcorão mais de 117 vezes: "A oração é uma obrigação prescrita aos crentes, para ser cumprida em seu devido tempo." (Alcorão Sagrado 4:103)
Deve-se ter sempre em mente que Deus não precisa da oração dos fiéis, porque Ele está livre de qualquer necessidade. Os fiéis, pelo contrário, é que precisam dela pois traz inúmeros benefícios, como o de estar imprimindo a organização, a disciplina, aperseverança e a ordem na nossa vida.
3- O Jejum no Mês de Ramadan
O Jejum no mês de Ramadan se tornou obrigatório, em 624, segundo ano da Hégira. Os versículos a seguir, falam da sua obrigatoriedade e explicam porque, quando e como jejuar:
"Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem devós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo.
O mês de Ramadan foi o mês em que foirevelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por Ter-vos orientado, a fim de que (Lhe)agradeçais." (Alcorão Sagrado 2:183-185)
O Jejum é obrigatório para todo muçulmano que tenha atingido a puberdade e que goze de perfeita saúde física e mental. O Jejum no Islam é o abster-se, desde o raiar da aurora até o pôr-do-sol, da ingestão de qualquer espécie de alimentos ou bebidas, assim como fumar e manter relações sexuais.
4 - O Zakat
É um termo em árabe que não possui um equivalente nonosso idioma, por ter uma série de significados, dentre eles: crescer, aumentar e purificação. O Zakat foi ordenado por Deus no segundo ano da Hégira na cidade de Madina. Estaria mais próximo do termo 'esmola' ou ainda 'dízimo'. É uma contribuição fixa de 2,5% arrecadada sobre o patrimônio e finanças do muçulmano anualmente. É destinado aos pobres e necessitados para o bem comum da sociedade....
tracking img