Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
civilização islâmica

''Mais do que pela conquista militar,foi com sua civilização que o mundo muçulmano prestou contribuição ao progresso da humanidade.seus filósofos
,sábios,médicos,mercadoresserviram d intermediários entre os mundos antigo bizantino e o mundo cristão medieval.''

Islamismo

O Islamismo foi fundado por Maomé, que nasceu em Meca (Arábia Saudita), no ano de 570 d.C.Segundo a tradição muçulmana, Maomé recebeu os fundamentos do Islã diretamente do arcanjo Gabriel, enviado por Deus para instruir o Profeta acerca de diversos preceitos religiosos, dogmáticos e morais.Estes se acham reunidos num livro sagrado, o Corão. Reza a tradição islâmica que "Alá é o único Deus e Maomé é seu Profeta".
Apesar de sua origem ser explicada pela tese da revelação divina, oIslamismo agrupa e sintetiza elementos de diversas crenças. O uso da circuncisão, por exemplo, é herdado do Judaísmo, de onde provavelmente deriva também seu princípio monoteísta. A ideia de um Juízo Finalé de caráter judaico-cristão. Ao mesmo tempo, o Islamismo admite o culto aos santos e a crença em espíritos, os djinn, que podem ser bons ou maus e que são originários de sistemas de crença maisprimitivos.

Pré-islamismo

A Arábia situa-se entre a Ásia e a África, sendo banhada pelo Mar Mediterrâneo, Mar vermelho, Oceano indico e Golfo pérsico. por apresentar grandes áreas deserticas, osarabes eram seminomades, tendo sua base econômica na pecuária.
O povo árabe era de origem semítica e dividia-se entre: árabes beduínos (povos seminomades)arabes urbanos (povos sedentarios)
Osprimeiros praticavam a pecuária, os segundos praticavam o comércio.Os beduínos. Eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qualretiravam seu alimento (leite e carne) e vestimentas (feitas com o pelo). Com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região.
A Arábia não era unificada , mas o...
tracking img