Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Islã
11)- Avalie o surgimento dos novos esotéricos dentro do Islã no final do período obássida.

O movimento surgiu porque se os muçulmanos vivessem de acordo com a Shariah, eles podiam criar umacontracultura que transformaria a ordem política corrupta do tempo que viviam, e a submeteriam a vontade de Deus. Entretanto essa devoção não satisfazia todos os mulçumanos, embora tivesse se tornadoa fé da maioria. Os que eram mais intelectualizados tinham que interpretar a religião de outra maneira, e durante o período obássida surgiram quatro formas mais complexas de filosofia eespiritualidade islâmicas que empolgaram a elite. No cristianismo, os que tinham crenças diferentes da igreja instituídas eram muitas vezes perseguidos como hereges. No Islã esses dissidentes não falavam de suasidéias , e em geral sofriam as conseqüências disso. Os mitos e as percepções teológicas dos esotéricos faziam parte de um modo de viver global. As doutrinas místicas particularmente, podiam serexperimentadas como sendo válidas na imaginação e na intuição, mas não eram acessíveis à comum compreensão racional de um estranho. Os esotéricos não consideravam suas idéias heréticas, mas acreditavam seremcapazes de ver na revelação um significado mais profundo do que os ulemás comuns.
Enfim, era um movimento atraente. Onde os protestos dos sunitas contra a corte os fizera desconfiar das artes e dasciências, o islamismo fornecia aos mulçumanos mais intelectualizados uma oportunidade de estudar uma nova filosofia com um cunho religioso.

12)- Comente a relação do Islã com as cruzadas. Explique aargumentação da autora de que elas tiveram significado apenas no oriente médio e não para o Islã como um todo.

O sistema sofria de deficiências obvias. Os amirs brigavam constantemente uns com osoutros e tinham grande dificuldade para se juntar contra um inimigo externo. As cruzadas foram acontecimentos desastrosos, mas formativos da história ocidental; elas foram devastadoras para os...
tracking img