Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Islamismo

Contexto poltico, social e religioso
Antes do advento do islo, os rabes no formavam uma unidade poltica coerente. Nos incios do sculo VII a Arábia posiciona-se em torno de dois impériosque se defrontam. A oeste, Bizncio, cristã e herdeira de Roma, dominava o norte de África, a Palestina, a Sria, a Anatlia, a Grcia e o Sul da Itlia. A Leste, o Imprio Persa Sassnida ocupa uma áreaque corresponde aos actuais Iraque e Iro e tinha como religião oficial o zoroastrismo, mas nele também viviam cristãos, judeus e maniqueus. A oeste da Arábia situava-se a Abissnia, que professava ocristianismo copta.
A base desta sociedade era a tribo que reunia descendentes de um mesmo antepassado. Uma tribo era composta por vários clãs, e agrupava famílias alargadas que se encontram sob aautoridade de um homem. Algumas tribos eram sedentárias e outras eram nómadas (beduínos). As tribos viviam em guerra constante.
Do ponto de vista religioso, a Arbia era a terra do politesmo, mas tambmviviam nela comunidades monotestas. Tribos judaicas, talvez chegadas pennsula Arbica aps a destrui鈬o do Segundo Templo em 70, formavam comunidades que habitavam os locais de Fardak e Yathrib, nomepré-islâmico da cidade de Medina. Algumas tribos da Árabia setentrional tinham se convertido ao cristianismo monofisita ou ao cristianismo nestoriano. Influências zoroastrianas e cristãs faziam-se sentir asul, no Imen.
As principais divindades eram adoradas sob a forma de uma árvore ou de um bétilo (pedra sagrada). Alguns bétilos eram transportáveis e acompanhavam os nómadas nas suas deslocações. OsÁrabes erguiam santuários e sacrificavam animais em sua honra. Outras práticas religiosas incluiam o jejum e a peregrinação. Acreditava-se igualmente na presença dos djins, espíritos, alguns dos quaistinham um carácter maligno.
Os árabes reconheciam uma divindade a que chamavam de Al-lah, criador todas as coisas, mas este não tinha o carácter que lhe foi atribuído mais tarde pelo Islão. Al-lah...
tracking img