Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Cultura Religiosa
* Religião Islâmica

1. Introdução: (Slide 1)
Boa noite a todos!
O nosso grupo vai mostrar um pouco da religião islâmica.
O nosso trabalho ficou dividido em três etapas: Primeiro vamos mostrar um vídeo que fala sobre o contexto e o início da religião, depois cada pessoa vai explicar com mais detalhes, e então, a Gisele que é uma muçulmana que mora em SãoPaulo vai nos contar como é o seu dia-a-dia, ao vivo, através do MSN, e, assim, vamos ter um espaço para tirar todas as dúvidas.
(Slide 2)
Essa religião é hoje muito polêmica pelo fato de não existir distinção entre os líderes religiosos e os líderes políticos nos países em que essa religião é predominante, e ainda também é bastante polêmica por existir uma minoria extremista que usa a religiãopara justificar guerras e atentados, como foi o famoso caso das torres gêmeas. Então há sempre uma confusão entre a religião islâmica e a política e cultura desses países com maioria muçulmana, que é como são chamados os adeptos dessa religião. Nesse trabalho nós daremos maior ênfase na religião propriamente dita.
(Slide 3)
* A religião islâmica teve origem na Arábia e ainda hoje estárelacionado à cultura árabe, embora hoje só uma minoria dos árabes seja muçulmana.
* É uma religião que possui algumas semelhanças com a religião católica e judaica por ter seus princípios ligados ao mesmo profeta: Abraão.
* (Slide 25 - mapa) O islam atualmente é a segunda maior religião do planeta depois do cristianismo, está concentrada principalmente na Ásia, na África, mas também estápresente em grande parte da Europa, e ainda possui adeptos, embora em menor número, na América do Norte e do Sul, inclusive no Brasil.
* A palavra árabe islam é uma das raízes da palavra Salam, que significa "paz", portanto, Islam também tem o mesmo significado.
* A palavra muçulmano quer dizer: Aquele que é submisso à vontade de Deus. Através do nome já podemos perceber algo essencial nessareligião: o homem deve se entregar a Deus e se submeter a Sua vontade em todas as áreas da vida. E isto se trata de uma condição para ser muçulmano. Obs.: Não existe uma tradução de árabe para português, o que existe é uma versão da língua árabe no português, visto que não existe diferença apenas entre os dois idiomas, mas sim há uma diferença de alfabetos.
* Como religião, o islam compreendeuma dimensão espiritual, social e também política, abrangendo assim todos os aspectos da vida. Na maioria dos países islâmicos, os que têm conhecimentos jurídicos costumam atuar como líderes religiosos e não existe um sacerdócio organizado como acontece na religião católica, por exemplo.
Então para conhecermos melhor essa religião, vamos começar pelo seu fundador:

2. Fundador: Gisele(Slide 4)
* Maomé nasceu na cidade de Meca, na Arábia Saudita, centro de idolatria a vários deuses. Maomé viveu e cresceu entre mercadores. Ele era conhecido por toda comunidade árabe de sua época, por ser um homem justo, honesto e que nunca havia mentido. Era chamado sempre quando um problema ocorria nas tribos da península arábica. Desde a mocidade, rejeitava o politeísmo, era monoteísta e nãoadorava os deuses de seu tempo. Foi um homem honesto e confiável. Nunca teve um comportamento traiçoeiro; era conhecido entre sua gente como O Confiável. As pessoas lhe confiavam seus objetos de valor quando iam viajar. Também era conhecido como O Sincero, pois nunca mentia. Tinha bons modos, era bem falante e amava ajudar as pessoas.
* Aos 40 anos, Maomé começou sua pregação, quando, segundoa tradição, teve uma visão do anjo Gabriel. O anjo Gabriel lhe revelou a existência de um Deus único: Alá e de um livro sagrado: o Alcorão. A revelação do Alcorão se deu ao longo de 22 anos, e todos os anos o Arcanjo Gabriel vinha revisar o que já tinha sido revelado do Alcorão com o Profeta Maomé, que memorizava os versos e imediatamente os passava para seus seguidores, para que nada fosse...
tracking img