ISAFISJAFAS

1126 palavras 5 páginas
RESENHAS

A temática indígena na escola

Aracy LOPES DA SILVA e Luís Donisete
Benzi GRUPIONI (orgs.), A ternática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília, MEC/Mari/Unesco, 1995. 575 páginas.
Jair de Souza Ramos

Ao longo da história brasileira, foram muitas as lutas travadas pelas populações indígenas no esforço de preservar sua integridade física e cultural no contato com a sociedade envolvente. Nos dias atuais, essas lutas permanecem intensas e mais do que nunca necessárias, e um dos terrenos mais importantes no qual se faz necessário conduzir esse combate é o dos discursos acerca do "índio". Pois os índios – assim como os negros – são hoje vítimas de um acúmulo de quatro séculos de estereótipos e preconceitos, em torno dos quais se deslegitimam e desautorizam as demandas dessas populações.

Nesse combate de representações, os povos indígenas têm encontrado apoio e solidariedade entre os antropólogos brasileiros. Sobretudo nas últimas três décadas, aqueles pesquisadores mais diretamente voltados para o estudo de tais populações têm buscado dissipar o véu das falsas imagens em torno do "índio", seja através de textos de divulgação (caso do já clássico Os índios do Brasil, de Júlio Cesar Melatti, 48º edição, Hucitec, São Paulo, 1983), ou da publicação do resultado de pesquisas recentes (caso de História dos índios do Brasil, organizado por Manuela Carneiro da Cunha, Companhia das Letras/SMCSP, 1992), ou mesmo através de textos de análise destes estereótipos e dos processos por meio dos quais eles são produzidos e se consolidam.

E nesta última categoria que podemos classificar A questão indígena na sala de aula: subsídios para os professores de 1ºe 2º graus, que Aracy Lopes da Silva organizou em 1987 (São Paulo, Brasiliense). A especificidade deste livro, contudo, residiu no fato de ele ter situado o combate aos estereótipos num terreno particular: o do cotidiano da escola de 1ºe 2º graus. A intenção de sua

Relacionados