Isabela FDMC

1160 palavras 5 páginas
Texto de referência
KARNAL, Leandro. Estados Unidos, liberdade e cidadania. Em: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
Questões:
1. O que foi a Revolução Americana?
A Revolução Americana foi um conflito entre os Norte-Americanos e a Inglaterra que tinha como objetivo a Independência das 13 colônias. Este movimento foi inspirado nos ideias iluministas tais como: o direito a vida, a liberdade, a igualdade e a busca da felicidade. A guerra de independência teve seu inicio no ano de 1775 com a batalha de Lexington, e alguns historiadores acreditam que o conflito teve seu fim em 1783 com a assinatura do Tratado de Paris, já outros estudiosos defendem que o movimento acabou em 1865 com o fim da Guerra de Secessão. Há ainda os que defendam que a Revolução Americana se estende até os dias atuais onde ainda a minorias da sociedade que sofrem com a desigualdade como podemos ver na descrição do autor M. J. Heale no livro A revolução Norte- Americana “Nos últimos anos, negros e mulheres norte-americanos, particularmente, invocaram a Declaração da Independência nas campanhas que fizeram pela igualdade de direitos, como os hispânicos, os homossexuais e os idosos. Nesse sentido, a Revolução Norte- Americana está ainda por completar-se”.
2. A partir de elementos extraídos do texto “Estados Unidos, liberdade e cidadania”, estabeleçam relações entre a Revolução Americana e o Movimento Iluminista.
As relações entre revolução americana e o iluminismo, deram-se através de Locke, um dos percussores do movimento das iluministas. As ideias desse pensador foram amplamente difundidas nas 13 colônias, por jovens americanos que estudavam em universidades inglesas. Essa influência pode ser vista de forma clara na Declaração de Independência no seguinte trecho:
“Consideramos estas verdades como auto-evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes são

Relacionados

  • Governança Corporativa
    50234 palavras | 201 páginas