IsaacNewtonBiografia

3233 palavras 13 páginas
Biografia de Isaac Newton (1643-1727)

Como vimos na aula As contribuições de Galileu e Newto - Parte 2, Galileu havia sido condenado pela Inquisição em 1633 e, como vimos na aula Racionalismo e Empirismo - Parte 1, Descartes havia ressuscitado o Racionalismo em 1637, através de seu livro Discurso sobre o Método, publicado na tolerante Holanda para fugir à perseguição católica, introduzindo a noção de Lei Física, sem o cunho teológico.
Nascimento
Newton nasceu na casa chamada Woolsthorpe Manor,

na aldeia de Woolsthorpe-by-Colsterworth, em Lincolnshire, a cerca de 150 km de Londres, Inglaterra.

Nasceu prematuro e pequeno e, por isso, o médico não lhe deu esperança de vida.
Seu pai havia morrido algumas semanas antes. Com isso, essa propriedade rural da ramília passou a ser administrada por sua mãe, Hannah Ayscough Newton.
Apesar de vir de família de gentlemen, que enviava os filhos (homens) estudar em Cambridge e em Oxford, Hannah era quase analfabeta, como era comum às mulheres da época. Consequentemente, dava pouca importância à educação, até porque seu marido, iletrado, havia sempre administrado com sucesso suas propriedades. Aparentemente amava Isaac como qualquer mãe, mas, insegura após a morte do marido, sem um filho grande para assumir os negócios, se viu forçada a casar de novo e deixar Newton em casa, com os avós.
Casou-se, assim, com o pastor Barnabas Smith, quando Isaac tinha três anos e foi viver em North Witham, deixando-o em Woolsthorpe para ser criado pelos avós, o que o desgostou profundamente e, talvez, tenha contribuído para seu temperamento introvertido e suas dificuldades de relacionamento.
Newton era uma criança solitária e introvertida; era carente de companhia, mas não sabia se relacionar com os colegas. Sentia-se traído pela mãe, que retornou com três novos filhos, seus meio-irmãos, com quem teve que reparti-la com enorme ciúme. Tinha quase ódio a seu pai, como se o culpasse pelo abandono da mãe. Não se interessava pela

Relacionados