Isaac newton versus cristian huygens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Qual o modelo defendido por Isaac Newton para a luz? Que fenômenos sofridos pela luz podem ser explicados por este modelo? 
- Qual o modelo defendido por Cristian Huygens? Que fenômenos sofridospela luz podem ser explicados por este modelo? 
- O que levou Huygens a rejeitar o modelo proposto por Newton? 
- Qual dos dois estava certo, Newton ou Huygens?


Isaac Newton versus CristianHuygens

As definições sobre a propagação da luz no século XVII incentivou os estudos de Isaac Newton (1643-1727), que apresentou suas conclusões em seu livro Ópticam “Opticks, or a Treatise of theReflexions, Refractions, Inflexions and Colours of Light,” publicado pela primeira vez em 1704.

A teoria de Newton sobre luz e cores presente no Óptica exerceu grandeinfluência sobre os estudos de óptica desenvolvidos no início do século XVIII na Grã-Bretanha e Europa. O Livro I e as Questões do Livro III foram as partes da obra que mais chamaram a atenção dospesquisadores desse período.


(Cibelle Celestino Silva; Breno Arsioli Moura, Rev. Bras. Ensino Fís. vol.30 no.1 São Paulo  2008.http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172008000100016&script=sci_arttext).
Nele Newton defende a teoria corpuscular da luz na qual considerava a luz como sendo constituída por um conjunto de partículas que se refletemelasticamente sobre uma superfície. Observou a dispersão da luz por um prisma nas cores do arco-íris e muito estudou este fenômeno. Ele explicou essa dispersão, assumindo que a luz é composta pormuitos tipos de minúsculas partículas, cada tipo correspondente a uma cor, todas misturadas, viajando à mesma velocidade. discutiu também outros aspectos da óptica, tais como associação entre cor erefrangibilidade; teoria das cores, natureza da luz, explicação para os fenômenos atualmente conhecidos como polarização, interferência e difração. Segundo Bassalo
É oportuno...
tracking img