Irregularidade longitudinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS CUIABÁ – CEL. OCTAYDE JORGE DA SILVA.
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Irregularidade LongitudinalAlunas: Solange Cristina Profº Silvana Marchezine
Mayara Canapé
Suzane Reis
Iully HannaCuiabá, Março 2013

Irregularidade Longitudinal


A irregularidade longitudinal éo conjunto de desvios da superfície viária em relação a um plano de referência que afetam a qualidade do rolamento, a dinâmica dos veículos e a ação dinâmica das cargas sobre a via. Esta é a grandezafísica que melhor se relaciona com a qualidade do rolamento. Para que seja medida a irregularidade longitudinal há uma ferramenta para controle que se chamada IRI international roughness index(índice de irregularidade internacional), que é um índice estatístico, expresso em m/km, que quantifica os desvios da superfície do pavimento em relação à de projeto.
Essas irregularidades são medidas aolongo de uma linha imaginaria, por equipamentos que podem ser ou não de contato, por medidas topográficas e por equipamentos de respostas que fornecem um somatório de desvios do eixo de um veículo emrelação à suspensão.
Os equipamentos são divididos da seguinte forma:

* De avaliação direta com equipamentos classe I e II.
* De avaliação indireta equipamentos de classe II do tipo respostaO levantamento topográfico do perfil longitudinal feito por nível e mira (DNER-ES 173/86) e um equipamento classe I onde o levantamento e feito nas trilhas de roda externa e interna a cada 0,50m,geralmente. Por ser um processo lento e trabalhoso ele aplicado para calibração de outros instrumentos de medida de irregularidade de maior rendimento.
O dipstick e outro equipamento de classe I,...
tracking img