Ironia e maieutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ironia e a maiêutica e o método educacional sofista.





O método educacional socrático explora em vários aspectos a busca pela verdade no sentido universal , em contrapartida ao metosofista que visa simplesmente um discurso , motivo este a qual Sócrates tanto contesta como discurso vazio

ironia 
(latim ironia, -ae, do grego eironeía, -as,dissimulação, ignorância) 
s. f.
1. Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o contrário ou algo diferente do que significa.2. Atitude de quem usa expressões ou gestos irónicos.
3. Sarcasmo.
4. Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironiatrágica).

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=ironia


Ironia: consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquiloque dizemos e aquilo que realmente pensamos, para Sócrates esta ironia o aproximava do interlocutor ao ponto dos dois partirem para busca da verdade.

maiêutica (grego maieutiké, ciência ou arte do parto) 


s. f.
1. Uma das formas pedagógicas do processo socrático, a qual consiste em multiplicar as perguntas, a fim deobter por indução dos casos particulares e concretos um conceito geral do objecto em estudo.
2. Arte de partejar.


A Maiêutica Socrática tem como significado "Dar a luz(Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem.

A Maiêutica, criada por Sócrates no século IV a.C., tem seu nome inspirado na profissão de sua mãe, Fanerete, que era parteira.

Hácerta divergência historiográfica sobre a utilização de tal método por Sócrates. Historiadores afirmam que a denominação e associação de tal método ao filósofo decorre da narração, não necessariamente...
tracking img