irfg

4133 palavras 17 páginas
Faculdade Fortium- Curso de Administração
Planejamento Administrativo

Prof. Arnaldo

Qualidade de ensino com responsabilidade social

Planejamento Administrativo
Nota de Aula nº 4_1º Sem_2011
Turmas: 3º A
1. ASSUNTOS
 Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico-2ª Fase da

metodologia
2. OBJETIVO A SER CONQUISTADO
1) Definir a missão e propósitos
2) Identificar cenários
3) Identificar a postura estratégica
4) Definir macroestratégias e macropolíticas

“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.” Oliver W. Holmes
3. INTRODUÇÃO
O ideal para qualquer empresa que se cria é começar com uma clara definição de sua missão institucional, que conte para os seus públicos interno e externo a que ela veio e qual a contribuição que pretende oferecer à sociedade. É o norte da bússola empresarial.
A definição da missão da empresa deve ser de responsabilidade de acionistas, cotistas e sócios e deve ser divulgada, tão amplamente quanto possível, para que todos os envolvidos caminhem na mesma direção. Quando a missão não é clara ou quando poucos na empresa a conhecem, o andamento do negócio pode ser prejudicado, ainda que o esforço de todos possa ser muito intenso. A antiga charge do burrinho que puxa em todas as direções e por isso não sai do lugar exemplifica bem o que pode acontecer com a empresa quando falta um rumo claro.
A missão de cada empresa flui da sua história, da sua realidade, da personalidade e valores dos seus responsáveis e dos eventos acontecidos e forjados ao longo do tempo. Vale lembrar que embora a missão seja o grande objetivo desde o inicio – que não deve mudar por pequenos eventos da “meteorologia” empresarial –, com o tempo ela também é sujeita às mudanças que ocorrem ao longo da vida institucional da empresa.
É a missão da empresa que lastreia tudo o mais que acontece: a estrutura de organização, o marketing, a tecnologia, a necessidade

Relacionados

  • pop gERAL
    25685 palavras | 103 páginas
  • LOVE TIME
    2260 palavras | 10 páginas
  • Texto Ipea
    8951 palavras | 36 páginas
  • adsfasdf
    303037 palavras | 1213 páginas