Iracema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro conta história de Iracema, nascida na tribo dos Tabajaras, conhecida como a virgem dos lábios de mel e Martim, europeu cristão amigo da triboinimiga, os Pitiguaras.
No início do enredo o Cristão se perdeu de seu amigo indígena após uma caçada. Durante um entardecer a jovem índia dos cabelos negros elongos se banhava na mata e brincava com seu Ará (Jandaia ou periquito) quando escutou um ruído estranho, vendo logo a sua frente a contempla-la um jovembranco do olho azuis, instintivamente o atingiu no rosto com uma flecha; o jovem não reagiu, apenas sorriu causando então remorso na índia que correu até orapaz, cuidou-lhe do ferimento, quebrando com ele a flecha da paz, levando-o a casa de seu pai, pajé da tribo Tabajaras, Araquém.
A tribo tabajara acreditava emuma nova raça de guerreiros, que eram alvos, vindo além das margens do rio Mearim e por tal crença o sábio Pajé acreditou ser aquele um guerreiro enviado porTupã, oferecendo-lhe toda hospitalidade e as mais belas índias da tribo, porém Martim questionou o por quê de Iracema retirar-se, esta lhe replicou dizendoser a virgem de Tupã, aquela que guardava o segredo da Jurema (espécie de bebida alucinógena feita de ervas).
A noite durante a festa na qual celebravam adescida do chefe dos tabajaras, Irapuã, que os levaria a guerra contra a tribo inimiga, Martim lançou-se á mata, buscando voltar para o mesmo local de ondeviera, quando se deparou com o vulto da Virgem que, magoada perguntou o por quê dele abandonar a taba qual lhe fora hospedeira, respondendo o cristão...
tracking img