Iracema e avatar (aspectos comuns)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mesmo sem um roteiro espetacular, podemos notar que Avatar é um filme atual, não apenas por seus recursos tecnológicos, mas por levar a Ecologia como tema de fundo. É interessantenotar a relação dos Na’vi com a natureza, o contato e energia que eles têm com ela, é uma relação ausente na sociedade atual.
O roteiro onde o imigrante se apaixona pela nativa e arelação que os mesmos têm com a natureza foi o que me levou a pensar, não seria Avatar inspirado em Iracema de José de Alencar?
Iracema é uma prosa indianista brasileira escritapor José de Alencar na era do Romantismo.
Em Iracema a heroína é idealizada e vista com grande perfeição, Martim é o 1º colonizador português e o Segredo da Jurema e um lugar ondetem o chá ou ópio, líquido alucinógeno encontrado no lugar de sentido sagrado para os índios.
O mesmo acontece em Avatar, Neytiri é uma guerreira filha do “Dono” da Tribo assim comoem Iracema, Jake seria Martim, o imigrante que se apaixona pela nativa e o Segredo da Jurema seria Eywa, o lugar também sagrado onde existe a primeira relação entre as personagens.Outro aspecto interessante é que Iracema é um Anagrama de América e representa a mata virgem, ou seja, na verdade o romance é só um plano de fundo para a história da colonizaçãodo Brasil, onde colonizadores invadem o país, quebram a pureza da nova terra e a deixam de qualquer jeito.
Em Avatar, também é possível notarmos esse choque entre as civilizações ea exploração do meio-ambiente. Os homens que já dominaram tudo em sua terra, estão em busca de novas riquezas para exploração em outra nação, mais uma vez de forma bruta einconsequente.
Ambas as histórias destacam aspectos importantes, a relação entre o homem e a natureza, seja pela sua transmissão de energia ou pelo seu uso exploratório em busca de riquezas.
tracking img