IRA e ETA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto











Tema: EUROPA: IRA E ETA

Professor: José Roberto
Nomes: Carlos Henrique Defante- 8 3°A
Carlos Henrique Viana-9
Evander P. da Silva- 12
Gabriela Martins- 15
Giovanna Trindade-
Marina Corrêa- 34
Sara Candido- 43



EUROPA: IRA E ETAIRA e ETA são dois grupos terroristas europeus que reivindicam o domínio de diferentes territórios do continente. Trataremos abaixo sobre cada um deles.


IRA

O Exército RepublicanoIrlandês, mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army), é um grupo paramilitar católico que intenciona que a Irlanda do Norte separe-se do Reino Unido e seja reanexada à República da Irlanda.Os conflitos na região do norte da Irlanda se dão desde o século XII, quando o rei da Inglaterra Henrique II conquistou a ilha da Irlanda. Assim, o Estado que era oficialmente católico passou a serdominado pelos ingleses, cuja maior parte da população é protestante.

Todo o contexto conflituoso se agravou ainda mais quando foi instalada uma política de colonização na qual as terras da populaçãocatólica foram distribuídas aos protestantes, em especial, no território do norte da Irlanda. Além de terem suas terras confiscadas, a população católica era discriminada pelos protestantes esubmetida a leis de segregação, sendo, por exemplo, obrigada a viver nos bairros mais precários da região, que são separados por muros e arames farpados.

A divisão territorial da Irlanda e a desigualdadereligiosa foram causas de inúmeros conflitos na região. A minoria católica reivindicava a reunificação e a independência do país, enquanto a maioria protestante lutava para que a região permanecessesob o domínio da coroa inglesa.

Em meio a tantos conflitos e acordos de paz não cumpridos entre católicos e protestantes, surge, no início do século XX, o Exército Republicano Irlandês, comumente...
tracking img