Ipt ficha1

684 palavras 3 páginas
Os EUA na guerra.
Na primeira guerra

(1914-1918) Os EUA não tiveram uma participação efetiva na I Guerra Mundial isolados desde 1871 já possuíam todos os estados incorporados à União. Em meados de 1898, a guerra contra a Espanha permitiu-lhes a se juntar num movimento imperialista em Porto-Rico, as Filipinas a Ilha Guam e depois as ilhas do Havaí.
(1901), Impuseram sua tutela a Cuba e, em 1903, adquiriram a zona do Canal do Panamá. Em 1917, entraram na guerra, se aliando a Inglaterra e a França contra a Alemanha, e sua participação cooperou para vitória dos aliados. Assimeles não participando diretamente do conflito, não se pode deixar de destacar o papel do presidente Woodrow Wilson, que em 1919 propôs “14 pontos para a paz mundial”, esperando com eles um acordo de paz baseando-se nas ideais liberais da democracia norte-americana. Dentro disso estava a formação da Liga das Nações.
Durante a guerra, duas alianças foram formadas, a Tríplice Entente que era uma aliança militar feita entre a Inglaterra, a França e o Império Russo após a assinatura da Entente Anglo-Russa em 1907, e a Tríplice aliança, uma aliança militar feita entre a Alemanha, a Itália e a Áustria-Hungria
Os EUA também chegaram a participar da guerra porque viram que a Tríplice Entente (A Tríplice Entente era uma aliança militar feita entre a Inglaterra, a França e o Império Russo após a assinatura da Entente Anglo-Russa em 1907) estava perdendo então ele tinha que ajudar porque eles tinham vendido (armas, capacetes, canhões, etc.) então que só seriam pagas após a guerra, entrou nesta para garantir a vitória de seus compradores, pois se perdessem a guerra, não poderiam pagar essas mercadorias. Com o fim da guerra, em 1918, os Estados Unidos tornam-se a maior potência mundial do século XX. As principais causas foram os ataques internos pela Tríplice Aliança.
(1919) O Tratado de Versalhes foi um tratado de paz assinado pelas potências européias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra

Relacionados