Ipsec e ssl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
















IPSec e SSL


MIÉCIO SANTOS COSTA
AILSON RUBENS
RAFAEL HENRIQUE





















SÃO LUÍS/MA
2012
MIÉCIO SANTOS COSTA
AILSON RUBENS
RAFAEL HENRIQUE



















TRABALHO SOBRE IPSec e SSL

Trabalho acadêmico com vistas à obtenção de nota para aUnidade 2 apresentado à Profª. Aline Lopes da Silva Turma, Período, do [Curso de Ciência da Computação da Faculdade Pitágoras.








SÃO LUÍS/MA
2012
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
1. Redes Privadas Virtuais (VPN)
2. Secure Sockets Layers (SSL)
3. Funcionamento do SSL
4. Vantagens e desvantagens do SSL
5. IPSec
6. O que éIPSec?
7. Para que serve o IPSec?
8. Tecnologias IPSec
9. Arquitetura IPSec
10. Usando IPSec
11. Diferenças SSL e IPSec
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS

















1. INTRODUÇÃO
Um ambiente computacional está sujeito a problemas de segurança como vírus, invasões ou de algum outro problema relacionado à segurança, que venham aimpedir o correto funcionamento do computador ou a recuperação de informações. Como você já viu durante a disciplina, a Segurança Computacional tem como objetivo exatamente prevenir que usuários mal intencionados realizem ataques que venham a comprometer o sistema. Para uma rede ser considerada segura, ela deve ser baseada em uma forte política de segurança, que defina tanto as condições de acesso deusuário às informações quanto o uso de mecanismos de segurança na rede.
Como mostrado nas outras aulas, existem várias soluções para construção de uma infraestrutura segura para a internet: uso de criptografia, de mecanismos de autenticação do usuário, acompanhamento de suas ações, sistemas de detecção de intrusão e auditoria para verificar se a política de segurança da rede está realmentefuncionando.
Esta aula tem como objetivo mostrar o que é SSL e IPSec e como eles são usados para garantir privacidade, integridade e autenticidade de informações com uso de encriptação, certificação digital e autenticação de dispositivos.


2. DESENVOLVIMENTO


2.1 Redes Privadas Virtuais (VPN)
Antes de explicar os protocolos de segurança SSL e IPSec, é necessário ter umconhecimento prévio sobre o que são Redes Privativas Virtuais (VPNs). Segundo Martins D. ( 2000), uma VPN pode ser definida como uma simulação de rede privativa de longa distância. A Figura 1 mostra um exemplo de VPN em que duas redes privadas se comunicam a partir de um túnel VPN.
















Figura 1 – Visão Geral VPN
VPNs seguras usam protocolos de criptografia por“tunelamento” que fornecem a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas. Quando adequadamente implementados, esses protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.


2.2 Secure Sockets Layers (SSL)


O SSL (tradução: camada de sockets protegida) ( WIKIPÉDIA, 2010a ) é um método desegurança para transações realizadas na internet, ou seja, para garantir segurança na transmissão de dados na internet. O SSL consiste em um método de criptografia por chave pública no qual para haver comunicação entre duas maquinas (cliente e servidor) é realizada uma etapa de autenticação e, em seguida, é criado um canal de comunicação protegido (codificado) entre essas máquinas.
OSSL atua como uma camada complementar, que permite garantir a segurança dos dados entre a camada aplicação e a camada transporte além de ser independente de protocolo, ou seja, pode proteger transações feitas com diferentes protocolos como HTTP, FTP, POP ou IMAP.


2.3 Funcionamento do SSL


O mecanismo de segurança das transações do SSL 2.0 é baseado em troca de chaves entre...
tracking img