Estudo de Caso ‘ Ipod: Creating an Iconic Brand’
[pic]
Mestrado em Direcção Comercial e Marketing
Mestrando: André Pereira
Docente: Professor Doutor Vítor Tavares
Porto, 10.01.2010
Unidade Curricular: Gestão da Marca
Índice
1. Introdução – pág.3
1. Ipod 1ª e 2ª Geração – pág. 4
2. Ipod 3ª Geração – pág. 5
3. Ipod 4ª Geração – pág. 6
4. Ipodphoto e Ipod Colorido – pág. 8
5. Ipod edição especial U2 e Ipod 5ª Geração – pág. 10
6. Ipod 5ª Geração e ½ - pág. 11
7. Ipod 6ª Geração – pág. 13
8. Ipod 7ª Geração – pág. 14
2. Visão – pág. 16
3. Missão – pág. 17
4. Sistema de Valores – pág. 17
5. Identidade da Marca – pág. 18
6. Elementos da Marca – pág. 19
1. Embalagem – pág. 20
2. Cores –pág. 22
3. Personagem – pág. 23
4. Slogan – pág. 23
7. Posicionamento da Marca – pág. 28
8. Associações Secundárias – pág. 28
9. Qual a mais importante característica do Ipod? Porquê? – pág. 30
10. A Apple terá feito um bom trabalho com o Marketing do Ipod, ou terá apostado excessivamente no “passa a palavra” e no “buzz marketing” para aumentar as vendas da marca? – pág. 3111. No seu entender o que deverá a Apple fazer a seguir para sustentar a venda do Ipod?
12. Netgrafia – pág. 34
13. Bibliografia – pág. 34
14. Referências – pág. 35
Introdução
A Apple é uma empresa que emprega tanto engenheiros de hardware como de software.
Surpreendentemente, o conceito do IPOD, inicialmente, veio de uma fonte improvável, um engenheiro de fora da companhia,chamado Tony Fadell, que trabalhou para várias empresas de tecnologia. Através da sua experiência desenhou o seu próprio leitor de Mp3, mas teve muitas dificuldades em encontrar fundos para o poder desenvolver. Então demonstrou o seu projecto (antecessor do Ipod), primeiro à Realnetworks e depois à Apple, onde rapidamente foi contratado para o desenvolver e lançar no mercado. O seu desenvolvimentocomeçou em Maio de 2001, com o nome de projecto “Dulcimer”. A Apple pretendia o produto pronto para o Natal. Sendo então lançado em Outubro de 2001 no mercado.
iPod é uma marca registada da Apple Inc. e refere-se a uma série de tocadores de áudio digital projectados e vendidos pela Apple. O "POD" é a sigla de "Portable On Demand", o que numa tradução livre seria algo como "portátil desejado" e aletra "i" na frente, que se lê "ai" e significa "eu" em inglês, teria um sentido pessoal, como "o portátil que eu desejo/desejei" ou "o portátil que eu sempre quis".
Desde 2008 a linha actual da Apple destes reprodutores digitais de média, inclui o iPod classic, o iPod shuffle, o iPod nano e o iPod touch. Outros produtos antigos incluíam o iPod mini e o iPod Photo, mas que agora estãoincluídos na linha do classic. Desde o lançamento no mercado, o iPod teve alguns erros graves, um exemplo disso, é que 5 dos 35 iPods produzidos até 2008, teve o número de série repetido, tais casos eram raros no início, mas depois havia mais de 300.000 casos notificados. O erro foi entretanto corrigido nos modelos de Janeiro de 2008.
Os aparelhos da família iPod oferecem um interface simples para ousuário, centrado no uso de uma roda clicável. O modelo de maior capacidade de armazenamento de média, o iPod classic, utiliza um disco rígido acoplado, enquanto todos os outros modelos utilizam memória flash. Como a maioria dos reprodutores portáteis digitais, o iPod pode servir como um armazenador de dados quando conectado a um computador. Mas o modelo mais arrojado da linha dos iPods funciona e éparecido com o iPhone, o iPod touch, respondendo ao toque na tela, e permitindo o utilizador aceder à Internet sem fios (wi-fi 802.11b/g), além de poder usar mais que três mil aplicativos do iPhone.
É considerado até hoje o lançamento mais arriscado da Apple, pois foi lançado em Outubro de 2001, quando os Estados Unidos ainda estavam sob forte comoção, devido aos atentados de 11 de Setembro,...