-Ioppp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia
Custo de oportunidade: Os chamados “custos de oportunidade” constituem potenciais encaixes de dinheiro, os quais deixam de se realizar devido às circunstâncias particulares de uma decisão.Por exemplo, no caso de um equipamento usado cuja alienação se adia por mais 1 ano, o seu valor venal (de venda no mercado de usados) no estado actual, constitui um custo de opor-tunidade. Outroexemplo é constituído por um equipamento que pára ou cuja cadência nor-mal de funcionamento diminui, devido à ocorrência de uma falha de qualidade do processo de produção (defeitos, avarias,desregulações, etc.). Estes incidentes podem ter origem no próprio equipamento ou noutros a montante.
Se o equipamento constitui um estrangulamento no normal fluxo de produção e o tempo perdido não pode serrecuperado mais tarde, verifica-se um custo de oportunidade corres-pondente à perda económica da produção que não foi realizada e, logo, não foi vendida. O custo de oportunidade será calculado peloproduto da quantidade não produzida durante o período da paragem (ou de diminuição da cadência) pela margem de contribuição unitária. Esta margem é calculada pela diferença entre o preço unitário líquidode venda e o custo unitário variável.
Se o equipamento constitui um estrangulamento de produção, mas o tempo perdido pode ser recuperado em horas extraordinárias de trabalho ou aumentando acadência para um regime de menor rendimento, verifica-se um custo de oportunidade o qual é, desta vez, igual ao montante de horas extraordinárias pagas a todo o pessoal que as realizou ou ao incremento docusto variável de produção, respectivamente. O Exemplo 7.4 ilustra estas e outras situações.



O custo de oportunidade da escolha da 2ª alternativa corresponde ao benefício que seria
obtido,caso fosse escolhida a 1ª alternativa. O resultado da escolha da 2ª alternativa é
apurado da seguinte forma:

Exemplo 2, adaptado de Martins (2001:250, 251) – Suponhamos um investimento no...
tracking img