Ionicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS FILOSÓFOS
Tales água, Heráclito fogo, Parmênides Ser "Eon", Pitágoras matematica, Filolau fogo.
RELAÇÃO ENTRE OS IÔNICOS E OS PITÁGORICOS
Os iônicosacreditavam que a questão de central importância era a composição dos cosmos. Qual a substância que compõe o universo? um dos filósofos iônicos era tales que tinha comoresposta a água, pelas suas qualidades únicas de mutação.
Anaximandro acreditava que o universo era eterno e infinito em extensão e seu centro era ocupado pela terra. Asubstância fundamental do universo não era a agua ou qualquer outra substância familiar, mas sim algo ilimitado.
Anaxímenes acreditava que o ar, a medida que sua densidademudava, compunha todas as coisa. Acreditava também que as estrelas eram fixas.
Outro filosofo iônico foi Heráclito que para ele a substância básica era o fogo,possivelmente devido ao seu poder de transformar as coisas e de pô-las em movimento.
Já os pitagóricos tinham como objetivo principal atingir um estado catártico, de completapurificação da alma, através da intoxicação do espirito pela beleza os números.
Para os pitagóricos se todas as coisas possuem formas, e essas formas podem ser escritaspor números, então os números se tornam a essência do conhecimento, a porta pra a um nível superior de sabedoria. Para Pitágoras tudo se relacionava com números.
Jáfilolau outro filosofo pitagórico acreditava que a terra gira em torno de um fogo central, onde que este fogo era o responsável por todo o vigor e a energia do cosmo gerandoinclusive o calor do sol.
Podemos observar que heráclito e filolau tinham ideias parecidas em relação ao fogo, onde este poderia mudar suas formas e gerar energias.
tracking img