iofhjgdashsghsdhsdfhsd

20736 palavras 83 páginas
1- Defina o conceito de processo e explique quais partes o compõe.
R: Um processo pode ser definido como o ambiente onde um programa é executado. Este ambiente, além das informações sobre a execução, possui também o quanto de recursos do sistema cada programa pode utilizar, como o espaço de endereçamento, tempo de processador e área em disco. O conceito de processo é importante pois é através de processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações e sincronizar sua execução. Nos sistemas multiprogramáveis os processos são executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador, memória principal, dispositivos de E/S dentre outros recursos.
2- Como uma aplicação pode implementar concorrência em um ambiente monothread?
R: Através de processos independentes e subprocessos.
3- Como o SO implementa o conceito de processo? Quais as estruturas de dados indicada para organizar os diversos processos na memória principal?
R: O processo é implementado pelo sistema operacional através de uma estrutura de dados chamada bloco de controle do processo (Process Control Block — PCB). A partir do PCB, o sistema operacional mantém todas as informações sobre o contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento de cada processo.

4- Explique as diferenças entre processos foreground, background, cpu-bound e i/o-bound. Dê exemplos de cada um.
R:

5. Por que não faz sentido manter a lista de processos bloqueados em ordem de prioridade?
6. Comente sobre as funções do escalonador e do dispatcher.
7. Apresente situações reais presentes na execução dos processos que justifiquem cada uma dastransições apresentadas no diagrama de estados mais completo dos processos.
1- Defina o conceito de processo e explique quais partes o compõe.
R: Um processo pode ser definido como o ambiente onde um programa é executado. Este ambiente, além das informações sobre a execução, possui também o quanto de recursos do sistema cada programa

Relacionados