Iodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O IODO

       É um elemento indispensável ao funcionamento de todo o organismo. Com efeito, o iodo entra na formação de dois fatores hormonais da glândula tireóide (tiroxina e triiodotiroxina) queagem sobre a maioria dos órgãos e das grandes funções do organismo: o sistema nervoso, a termo-gênese (que nos permite conservar uma temperatura estável), os sistema cardiovascular, os músculosesqueléticos, as funções renais e respiratórias. Em suma, estes hormônios são indispensáveis ao crescimento e ao desenvolvimento harmonioso do organismo.

       As fontes mais ricas de iodo são osfrutos do mar e o sal marinho, mas o iodo está também presente em numerosos legumes (vagem, agrião, cebola, alho porro, rabanete, nabo) e em certas frutas (ananás, groselhas, ameixas).

       Quando ossolos são pobres em iodo, particularmente em certas regiões montanhosas da Europa, distantes do mar, pode-se apresentar uma carência em iodo, cujo principal sinal é a papeira (aumento do volume daglândula tireóide). Com a carência de iodo, há uma diminuição da formação de hormônios tiroideanos e, então, por um mecanismo de feedback ("efeito de retorno") um aumento da estimulação da glândula pelohormônio hipofisiário que rege a tireóide, e daí um aumento do volume da glândula tireóide.

       A papeira do hipotireoideano por carência em iodo atinge a escala mundial de cerca de dois milhõesde pessoas. Na França, foi Napoleão o primeiro a mandar fazer uma pesquisa epidemológica sobre a papeira, pois os jovens com papeira eram considerados incapazes para o serviço militar.

      Contrariamente ao que se possa pensar, a papeira endêmica não desapareceu da Europa, como mostra um publicação recente feita pela Associação Européia para estudo da tireóide. Nos países outrora atingidospela papeira (Suiça, Checoslováquia, Bélgica, Países Baixos, Países Es- candinavos), os programas de profilaxia através do sal iodado, diminuíram a freqüência dessa afecção. Na Finlândia, por...
tracking img