Invite your friends to play superball!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha

Título: A Economia da Trocas Simbólicas
Subtítulo: Sistemas de Ensino e Sistemas de Pensamento
Autor: Pierre Bourdieu

Na obra o sociólogo francês Pierre Bourdieu apresenta a idéia deuma sociedade que possui como conseqüência do sistema de ensino determinados sistemas de pensamento. Ele mostra que a sociedade criava uma diferenciação social cada vez maior através do ensino.Bourdieu afirma que:

“Não obstante, em todos os casos, os esquemas que organizam o pensamento de uma época somente se tornam inteiramente compreensíveis se forem referidos ao sistema escolar, o únicocapaz de consagrá-los e constituí-los, pelo exercício, como hábitos de pensamentos comuns a toda uma geração.” (Bourdieu, 2007, p.208)

O sistema de ensino se encarrega de transmitir ao aluno acultura superficial, deixando o aluno sem uma cultura diversificada e verticalizada (em sua essência). O autor explica que:

“em uma sociedade onde a transmissão cultural é monopolizada por umaescola, as afinidades subterrâneas que unem as obras humanas (e, ao mesmo tempo, as condutas e pensamentos) encontram seu principio na instituição escolar investida da função de transmitirconscientemente (e também, em certa medida, inconscientemente) o inconsciente, ou melhor, de produzir novos indivíduos dotados deste sistema de esquemas inconscientes (ou profundamente internalizados) queconstituem sua cultura.” (Bourdieu, p.211)
O autor mostra como o acesso à cultura está relacionado ao nível de educação do indivíduo. Portanto, aquele que possui mais escolaridade acumula maiscultura. Neste sentido, Bourdieu vê o sistema de ensino como reprodutor da estrutura cultural e social, e como o que mantêm as relações entre as classes. Ele apresenta a seguinte afirmação:

“Acultura que ela [a escola] transmite separa os que o recebem do restante da sociedade mediante um conjunto de diferenças sistemáticas: aqueles que possuem como “cultura” (no sentido de etnólogos) a...
tracking img