Invisible children

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho será sobre os pontos positivos e negativos que ONGs possuem. Teremos como foco de estudo a ONG norte-americana Invisible Children.











Invisible Children


















PUC-SP
São Paulo, 29 de maio de 2012

ONGs, o que são?

São grupos sociais organizados, autônomos, sem fins lucrativos e sem vínculo governamental. Estas organizaçõesfazem parte do terceiro setor no Brasil, que cresce a cada ano com o surgimento de inúmeras instituições abraçadas a uma causa social.
Outra característica das ONGs é o trabalho voluntário ou sem lucro àquele em que a instituição auxilia, que são pessoas carentes e que não possuem acesso ou não podem contar com serviços do setor privado.
Nosso trabalho será sobre os pontos positivos enegativos que ONGs possuem. Teremos como foco de estudo a ONG norte-americana Invisible Children.


A Invisible Children


A ONG Insible Children surgiu da iniciativa de três jovens cineastas quando, na primavera de 2003, viajaram para África em busca de uma história. A viajem que deveria ser apenas uma aventura cinematográfica tornou-se muito mais quando Jason, Laren e Bobby encontraram arealidade da guerra civil que o continente africano, mais especificamente no norte de Uganda, enfrentava. Um conflito cruel onde crianças eram vítimas e as próprias armas.
Ao retornarem, em 2004, para os EUA os três jovens criaram uma organização não governamental para divulgar as atrocidades cometidas por Kony e seus ERS. Assim surgiu a ONG Invisible Children.
Uma organização humanitáriaque foge do sentido clássico, suas ações não são para ajudar pessoas de forma prática. Em vez disso, é uma ONG que quer divulgar informações e defender vítimas de Kony por meio de vídeos e filmes. Segundo o próprio site da ONG eles são contadores de histórias, visionários, humanitários, artistas e empresários. Se nomeia ansiosos por mudanças e dispostos a perseguir e prender Joseph Kony, um dosprincipais responsáveis pela guerra civil de Uganda.
A ONG tem sede nos EUA e possuem centenas de voluntários comprometidos, e milhares de jovens ativistas que querem usar as suas vozes para a paz. Também possuem um escritório em Uganda e um no Congo, estes escritórios são administrados por profissionais de desenvolvimento principalmente para a região afetadas pela guerra. Segundo a ONG “Essesescritórios em Gulu, Uganda e Dungu, RDC existem para promover a paz e a prosperidade no pós-conflito, as regiões e proteger as comunidades afetadas pela violência atualmente LRA”.
A guerra civil enfrentada por Uganda é um conflito entre diferentes guerrilhas insurgentes, onde se destaca principalmente o Exército de Resistência do Senhor. O conflito é liderado por Joseph Kony, seu principalobjetivo é derrubar o governo de Yoweri Museveni e estabelecer um Estado teocrático baseado nos Dez Mandamentos e na tradição Acholi, um povo que habita o norte de Uganda.
É um dos mais longos conflitos da África que já causou a morte de 300 mil pessoas e outras 2,5 milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar seus lares. Entretanto o principal foco de luta da ONG Invisible Children estánas acusações de inúmeras violações dos direitos humanos que incluem mutilação, tortura, estupro de crianças e mães de família, sequestro e o mais criticado, o uso de crianças soldadas. Essas crianças são retiradas dos lares, na maioria das vezes seus pais são mortos, elas são transformadas em soldados. Aprende desde cedo como matar um homem, invadir casas e recrutar novos soldados mirins.
Em2006, a ONG Invisible Children produziram o documentário Crianças Invisíveis. Sua missão inicial era mostrar a amigos e familiares a realidade encontrada pelos fundadores. Porém os resultados foram muitos maiores que o esperado. O vídeo atingiu milhões de pessoas e repassou a realidade sobre a guerra civil de Uganda.


O vídeo


O vídeo criado pela ONG tem o objetivo de tornar conhecido...
tracking img