Investimento na bolsa de valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CATOLICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL

RICARDO ALMEIDA

INVESTIMENTOS EM BOLSA DE VALORES:
OBJETIVO E IMPORTÂNCIA

RECIFE, 2011

RESUMO

Este projeto é um trabalho descritivo acerca de gestão de investimentos, no que diz respeito à estrutura do planejamento e a análise de risco do sistema e sua eficiência. O trabalho tem como objetivo analisar a estrutura dasaplicações financeiras ou investimentos de terceiros. Encontrar o modo mais eficaz e simples de expor os conceitos sobre administração de fundos e recursos, minimizando as perdas e maximizando o lucro. Iniciando pelos conceitos básicos da administração financeira, seguindo ramificações especificas dessa área, tais como, mercado de ações, fundos de renda Fixa e Variáveis, dentre outros.

PALAVRAS– CHAVE: Investimentos. Aplicação. Mercado.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa dar uma visão geral acerca da gestão de investimentos, elaborando etapas do processo de investimento em fundos, conceitos de mercado e aprofundando nos quesitos acerca do que se trata uma aplicação financeira.
A administração financeira é uma atividade que trabalha com base no gerenciamento de fundos oureceitas, aplicando uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização dos lucros da pessoa física ou jurídica e o valor de suas ações ou patrimônio.
A gestão financeira procura combinar recursos, quer através de aplicações, quer através de financiamentos que devem ser investidos num processo de produção e troca libertando um excedente (lucro). Possuir a capacidade de gerirfundos de renda fixa e variável requer o mínimo de conhecimento teórico e prático, pois ninguém nasce com o feeling do que o mercado financeiro se trata ou do modo como ele age.
Diante desta necessidade, surge a gestão de investimentos na qual as empresas de corretagem se concentram sobre as decisões relacionadas às aplicações de seus clientes, introduzindo-os no mercado financeiro através de umaassistência personalizada, que varia de cliente para cliente.

CONCEITO DE INVESTIMENTO

O conceito de investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, financeiros, patrimoniais, projetos, entre outros. O investimento pode ser tanto público quanto privado e/ou estrangeiro. Também pode ser referente ao investimento de uma pessoa física ou jurídica, curto ou longo prazo, porémsempre tendo em vista um retorno financeiro maior ou igual ao valor total aplicado.

A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR

O mercado de aplicações financeiras está cada vez mais se modernizando, A busca pelos melhores investimentos financeiros em 2012 será algo bastante desafiador, uma vez que o mercado a nível mundial ainda está bastante problemático: já tivemos a grande recessão econômica em 2008 e aqueda do euro que levou à crise atual da Europa. Sendo que nem a Europa e os Estados Unidos não estão completamente restabelecidos de tudo o que aconteceu e continua ocorrendo atualmente, isso tudo e preocupante primeiro e mais importante pela perspectiva humanitária e em segundo lugar, do ponto de vista econômico, todas essas situações, crises, recessos possuem forte impacto sobre o cenárioeconômico mundial, afetando todos os países do globo, inclusive o Brasil.

ENTENDENDO O MERCADO

Para muitos o mercado financeiro, se trata de um ambiente totalmente incompreensível, porém sua definição pode ser descrita resumidamente em poucos parágrafos.
Podemos defini-lo como um setor da economia do país, responsável por captar recursos de investidores, para financiar atividades produtivas,gerando lucro para quem empresta o dinheiro. Tanto o governo quanto as instituições privadas podem fazer a captação. Entretanto ela acontece em geral, através de bolsas de valores, corretoras, bancos e seguradoras.
O mercado financeiro é dividido em:
Mercado de crédito: Referente aos empréstimos bancários. Quando você paga juros para um banco significa que o banco lhe emprestou dinheiro, ou seja,...
tracking img