Investimento em responsabilidade social e sua relação com o desempenho econômico das empresas. resenha crítica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARANTES, Elaine. Investimento em responsabilidade social e sua relação com o desempenho econômico das empresas. Net, jan/jul 2006. 9 p. Disponível em . Acesso em: 22 mai. 2012.

Elaine Arantes égraduada em administração – FAE; Especialista em Planejamento e Gestão de Negócios – FAE. Mestre em Administração – PUC-PR, finalista do Prêmio Ethos de Responsabilidade Social. Professora do núcleo deResponsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. ISAE/PR.
O artigo: “Investimento em Responsabilidade Social e sua relação com o desempenho econômico das empresas”, publicado no site Googleacadêmico, é constituído de 9 páginas, divididas em um tópico e dois subtópicos, um resumo, uma introdução, uma conclusão e uma bibliografia sobre o tema, responsabilidade social.
Na introdução a autoraapresenta o tema afirmando que este tem sido bastante discutido no Brasil com a intenção de compreender os possíveis impactos causados em seu negócio. Afirma também que a iniciativa privada tomoupara si a tarefa do Estado: a geração do bem-estar social, contando com a ajuda de Organizações Não Governamentais, para o melhor desenvolvimento deste serviço.
No tópico I, intitulado “Relação entreinvestimento em Responsabilidade Social e o desempenho econômico das empresas”, a autora apresenta várias visões surgidas na sociedade na tentativa de conceituar Responsabilidade Social. A primeira éproposta por Bowen que afirma “Responsabilidade Social se refere às obrigações dos homens de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação que sejam compatíveis com os fins evalores de nossa sociedade.” O Instituto Ethos enaltece que “Responsabilidade Social é uma forma de gestão definida por uma relação ética e transparente da empresa com todas as partes interessadas.”Contrapondo as visões anteriores, Elaine Arantes, expõe uma afirmação de Friedman, “os executivos de uma empresa não devem ter outra responsabilidade em suas atividades dentro do negócio senão a de...
tracking img