Investimento direto estrangeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A páscoa e a crise como ensinamento para as relações económicas luso-brasileiras
Todos sabemos da actual dificuldade de Portugal para o pagamento da sua dívida, e o auxílio brasileiro no que se refere a compra de títulos do tesouro português e, numa aposta de longo prazo, os maçiços investimentos das multinacionais brasileiras, dos mais variados portes, no tecido empresarial deste país.
Istotambém aconteceu em relação ao Brasil. Nos finais da década de noventa, o Brasil estava a passar por uma grave crise econômica, e o governo português decidiu apoiar as empresas portuguesas a investirem no mercado brasileiro. Cerca de vinte anos depois, a história se reverte. Será isso um mero acaso, ou traz-nos profundos ensinamentos?
No caso brasileiro, a situação na altura em que as empresasportuguesas estavam a investir pesadamente no país, entre 1996 e 2000, se havia a estabilidade económica, esta estava a enfrentar imensos desafios, tanto a nível federativo como a nível internacional (crise asiática, crise russa, etc). Desde 1994, estava-se a engendrar o primeiros passos rumo a estabilização econômica, com uma dívida externa que se considerava impagável, a população incrédula pelapelas crises econômicas do passado, nem sequer se falava no potencial dos chamados BRICs (Brasil, India, China e Rússia), pelo menos de forma conjunta, algo normal na actualidade. Apesar disso, o Brasil conseguiu, através de um governo e, no caso da economia, uma equipe, que se não foi perfeita, colocou alguns dos alicerces para o crescimento sustentado dos anos vindouros, e que se tem procuradomelhorar substancialmente até a actualidade.
O Brasil, a partir de 1997, fez um programa com o Fundo Monetário Internacional, modificando um pouco da rota original do Plano Real, a qual tinha sido fundamental até aquele momento, para se adequar aos novos desafios para o crescimento sustentado. A equipe econômica sabia o que queria através deste auxílio internacional. Outro ponto muito importantefoi a transparência. As bases principais do Plano Real foram tornadas públicas, ou seja, não houve sustos, como aumento de preços e mudanças abruptas na calada da noite. Isso fez com que a população e os mercados tivessem confiança no Plano Real, que era uma solução de longo prazo.
Agora tratamos de Portugal. O país passou por uma grande prosperidade em certos aspectos nos últimos 20 anos.Entretanto, o endividamento das famílias, a dívida pública, altos impostos, o pedido de juros pelos mercados cada vez mais altos devido a falta de competitividade mostra que o país precisa alterar a sua rota. Neste momento, Portugal precisa fazer as reformas com todo um conjunto de instrumentos, nacionais e internacionais, disponíveis para que o país retorne a crescer, pois não o faz mesmo antes destacrise, significando que o problema já era estrutural, e precisa aproveitar este momento para fazer um Plano adequado as características do país, longe de politicagens. Neste sentido, o FMI poderá contribuir para o país, se houver diretrizes de longo prazo, com firmeza e transparência para mostrar até onde se pode ir no sentido da retoma. E é isso que o governo brasileiro espera para apoiar maisPortugal.
Neste sentido, no momento que estamos também a viver a Páscoa, faço uma menção especial para o querido povo japonês. O povo brasileiro já o abraçou fraternalmente no passado, através da imigração em massa e total integração ao país, assim como este fez com outros povos, demonstrando de forma peremptória a grandeza da sua alma, mesmo com as diversas crises pelas quais a economia brasileiraultrapassou, e tenho a certeza que faria novamente, caso for necessário. Actos como este fortalecem ambas as nações a longo prazo. O mundo precisa de demonstrações como esta, na actualidade. Mas é preciso mais. Há um ponto fundamental em que a ciência e a transcendência da vida estão a convergir. Está comprovado, pelas técnicas de marketing, por exemplo, que quando um número suficiente de pessoas...
tracking img