Investimento: clube de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este estudo tem por objetivo apresentar uma alternativa de investimento para pessoa física, oferecida pelo mercado financeiro brasileiro. Para tanto, demonstra-se a estrutura e as suas vantagens, de maneira que as pessoas físicas possam criar ou aderirem a um clube de investimento. O clube de investimento é como uma escola de investidores, tendo a possibilidade de um cotista participarmais nas tomadas de decisões na política de investimentos, decidindo quanto e como investir em ação, podendo elevar seu comprometimento e responsabilidade com o dinheiro.

Palavra-chave: Investimento. Mercado de capitais. Clube de investimento.

Sumário
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO 5
Objetivo Geral 5
Objetivos Específicos 5
Justificativa 6
METODOLOGIA 7
Referencial Teórico 8
CAPÍTULO 18
1.1 O início do clube de investimento 8
CAPÍTULO 2 8
2.1 Clube de Investimento ou Clube 8
2.2 Administrador 9
2.3 Gestor 9
2.4 Membros ou Quotista 10
2.5 Carteira de investimento 10
2.6 Bovespa 10
2.7 CVM – Comissão de Valores Mobiliários 10
CAPÍTULO 3 11
3.1 Por que escolher um clube de investimento 11
3.2 Criar ou aderir um já existente 11
3.3 Legislação 12
3.4Incidência tributária 12
3.5 Riscos e retornos 13
3.6 Diversificação 13
3.7 Prazo de investimento 13
3.8 Escolher uma corretora 14
CAPÍTULO 4 14
4.1 Qual documentação necessária 14
4.2 Como gerir 15
Apêndice 16
Considerações finais 17
Referências bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa mostrar o mercado de capitais, não em seu contexto amplo e íntegro, mas simatravés de uma modalidade de investimento sugerido para iniciantes.
Trata-se aqui de investimento e não é à caderneta de poupança a que nos referimos,embora ela não seja considerada um investimento entre os economistas, e sim uma opção para poupar que gera rentabilidade muito aquém do desejado, por isso ela tem desaparecido da preferência de muitos. Motivo pelos quais, ocasionou a nossa escolhapelo clube de investimento.
Iremos, através de pesquisa, aproveitando da tecnologia que dispusemos hoje através da internet, buscar diferentes ópticas do assunto. Trazendo num contexto geral como criar, gerir e manter um clube de investimento. Buscando de fontes seguras, tais como a própria BMF&Bovespa para proporcionar um conteúdo de fácil assimilação e que sirva para desmistificar o mercadode acionário.
Nessa perspectiva, nos incumbirá de montar um trabalho contando toda a evolução do clube de investimento, abordando sua legislação e o que o leitor precisa saber e conhecer e, caso se interesse, aderir a um clube de investimentos.
Desejamos com isso, que o leitor crie sua própria óptica do assunto, beneficiando-se de nosso trabalho como um método para avaliar o que é melhorpara ele.
No fim apresentaremos uma cartilha sucinta sobre os temas abordados no decorrer do nosso Trabalho de Conclusão de Curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral

Reunir informação suficiente para que qualquer pessoa, partindo do pressuposto que tenha interesse de começar a investir, encontre informações que possibilite a compreensão do funcionamento de um Clube de Investimento, e quais aspectosela deve levar em consideração antes de criar ou aderir um já existente.

Objetivos Específicos

* Discorrer sobre o começo do clube de investimento no Brasil;
* Dentre os diversos tipos de investimento, por que optar por um clube;
* Esclarecer primeiramente o que um promitente investidor precisa saber/conhecer antes de criar ou aderir e quais atitudes preliminares ele deve tomar;* Como criar um clube de investimento ou aderir a um já existente, quais as documentações necessárias;
* Legislação vigente e quais cuidados o investidor deve ter com o clube de investimento;
* Incidência de tributação;



JUSTIFICATIVA

Ao longo dos últimos anos o mercado acionário vem se destacando entre as preferências dos investidores. Um dos motivos é a ascensão das...
tracking img