INVESTIGANDO O TRABALHO FEMININO NA DOCÊNCIA E NA MATERNIDADE. Vivências de conciliação entre o trabalho e a família

8304 palavras 34 páginas
INVESTIGANDO O TRABALHO FEMININO NA DOCÊNCIA E NA MATERNIDADE VIVÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO ENTRE O TRABALHO E A FAMÍLIA1

RESUMO: Este artigo apresenta o resultado de estudo investigativo realizado com professoras do ensino público superior. Buscou-se compreender as formas como este segmento vem lidando com os encargos da vida pública, num momento de grandes mudanças no projeto educacional das instituições de ensino superior (IES) públicas, em particular das IFES. A prática universitária das professoras foi compreendida como representativa de um grupo que vive um cotidiano marcado pela intensidade do trabalho frente às imposições oficiais.
Articulado as questões que envolvem o mundo do trabalho se encontra o projeto familiar do qual as mulheres que são mães são as principais responsáveis em nossa sociedade. As dificuldades em conciliar a vida profissional com os cuidados e a atenção para com a família, além da coordenação ou execução das tarefas domésticas foi o eixo norteador desse estudo ao avaliar o impactando no ritmo e na qualidade de vida de trabalhadoras que são mães.

Palavras chave: gênero, trabalho, docência, maternidade e qualidade de vida

1. INTRODUÇÃO

Este estudo analisa o resultado de um processo investigativo realizado nos últimos anos tendo como campo de estudos a Universidade Federal Fluminense (UFF). A pesquisa examinou modos de vida de docentes que são mães e nasceram nas décadas de 1960 e 1970 e teve por objeto de estudo a difícil conciliação, para as mulheres, entre o trabalho remunerado e as responsabilidades na família com impactos no seu bem estar.
Várias pesquisas demonstram que apesar das inúmeras tarefas que as mulheres têm como encargos na vida pública, a maior parte continua a contar com uma ajuda parcial de seus companheiros e, mesmo nas camadas médias urbanas é possível dizer que, para a grande maioria desse segmento, permanecem as dificuldades em conciliar a vida profissional com os cuidados e a atenção para com a

Relacionados