Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Capítulo 5 – pag135 - 166.

771 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Letras e Linguística
Gutchênia Vieira Martins
CORRÊA,Manuel Luiz Gonçalves. Letramento e Heterogeneidade da Escrita no Ensino de Português In:MARCUSCHI, Luiz Antônio... (et al).: Inês Signorini(org.).– Campinas, SP: Mercado de Letras 2001. Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Capítulo 5 – pag135 - 166.
Neste capítulo o autor analisa a relação entre o oral e o escrito na produção de textos. Para o autor é fundamental entender que a heterogeneidade, ou seja, as variações internas do texto, é própria da escrita e não uma simples “presença do oral na escrita”. Com isto, ele desmistifica essa ideia de que a fala está no meio da escrita quando surgem alguns elementos que lhe parecem estranhos. Partindo de uma análise das relações entre oralidade e a escrita no processo de produção da escrita, o autor sugere alternativas de trabalho com oralidade e a escrita em sala de aula. Tendo como objetivo mudar o modo de entender o oral e o escrito na produção de textos, demonstrando a possibilidade de aplicação, no ensino da produção textual. Reforçando os conceitos sobre letramento e alfabetização.
O capítulo está dividido em 3 partes interligadas. A primeira se volta, predominantemente, para a reflexão de alfabetiza e letrado, na segunda afirma que não existe erros em escrita ,na terceira aponta as mudanças/variações que a escrita sofre ou seja levanta uma reflexão sobre o fato de a escrita não ser fixa, e podendo sofrer alterações, com levantamento de questões reflexivas levando o leitor a construção de conceitos sobre os fenômenos da variação da escrita.
Na primeira parte, letramento e oralidade: fundamento terorico para a heterogeneidade da escrita, o autor deixa bem claro sua posição da condição de letrado para um momento anterior à alfabetização, fazendo reflexões sobre noções de letramento, valorizando as habilidades atestadas por aqueles indivíduos que mesmo não tendo acesso a

Relacionados