Investigando a liberdade humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Cebam

Investigando a Liberdade Humana

Brenda da Conceição Silva e Bruna Victória Urbano
Investigando a Liberdade Humana

* O que é Liberdade
A palavra liberdade possui váriossignificados. Para a filosofia está ligado a inteligência e a razão, bem como o poder temos de dizer “sim ou não”. Num Estado, isto é, numa sociedade em que há leis, a liberdade só pode consistir empoder fazer o que se deve querer e em se querer e em não ser de maneira alguma coagido a fazer o que não se deve querer .
Para o filosofo Frances Montesquieu a liberdade e o direito de fazertudo o que as leis permitem e se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem não haveria mais a liberdade, porque teriam igualmente esse poder . já o filosofo escocês David Hume entende a liberdadecomo o poder de agir e de não agir, segundo as determinações da vontade.
De modo geral, podemos dizer que a liberdade é a capacidade que o homem tem de fazer escolhas. É essa capacidade que nosdistingue dos animais, cujas ações decorrem somente de imposições de ordem biológica. Fazemos escolhas porque somos livres e, se nossas ações decorrem de nossas escolhas, então nossas ações também sãolivres.

* O ato livre e responsável
O homem é livre quando é capaz de compreender e discernir as consequências de suas ações e opções, bom como de saber distinguir entre o bem e o mal, o certo eo errado o verdadeiro e o falso. Para ser livre de verdade, o homem precisa ter um comportamento moral consciente, saber respeitar as normas, mesmo que ele não tenha uma participação efetiva naescolha dessas normas.
Será a liberdade a capacidade que temos de escolha?
Dentre os seres vivos, o homem é o único que tem consciência de seus atos. Só ele é capaz de analisar e julgar a sua própriaconduta e assim escolher o melhor caminho entre o bem e o mal.

* O livre-arbítrio
O homem e um ser livre, pois tem liberdade para escolher entre o bem e o mal, entre fazer o certo e o errado. À...
tracking img