Investiga o epidemiolgica

450 palavras 2 páginas
Investigação epidemiológica.
Utilizado para descrever ocorrências de doenças transmissíveis ou de agravos á saúde de casos isolados ou relacionados entre si.
Destina-se avaliar as ocorrências, como objetivo confirmar o diagnostico, identificar as características e causa da doença, para orientar as medidas a se tomar.
É uma atividade fundamental e de grande importância á vigilância epidemiológica, exigindo conhecimento e competência profissional .
Casos e de surtos complementam as informações da notificação no que se refere a fontes de infecção e mecanismos de transmissão. Também podem possibilitar a descoberta de novos casos não notificados.
Laboratoriais vinculados com a rotina da vigilância epidemiológica ajudam no diagnóstico de confirmação de casos e, muitas vezes, servem como conhecimento de casos que não foram notificados. Também podem ser incluso os dados decorrentes de estudos epidemiológicos especiais, realizados pelos laboratórios de saúde pública em apoio às ações de vigilância.
A descoberta de surtos e epidemias acontece quando o sistema da vigilância local esta bem estruturada, com acompanhamento constante geral da saúde entre ocorrência de casos de cada doença e agravo. Dessa forma possibilita a constatação de qualquer indicio de aumento de casos epidemiológico, ou o começo de novas doenças não incidentes no local, mantendo um controle em geral.

O método de trabalho utilizado para esclarecer a ocorrência de doenças transmissíveis ou de agravos inusitados à saúde, a partir de casos isolados ou relacionados entre si. Consiste em um estudo de campo realizado a partir de casos notificados (clinicamente declarados ou suspeitos) e seus contatos. Destina-se a avaliar as implicações da ocorrência para a saúde coletiva, tendo como objetivos: confirmar o diagnóstico, determinar as características epidemiológicas da doença, identificar as causas do fenômeno e orientar as medidas de controle. Por ser uma atividade de fundamental importância para o

Relacionados

  • Monografia
    10775 palavras | 44 páginas