Investigação dos métodos de avaliação do ensino superior

Páginas: 32 (7861 palavras) Publicado: 25 de março de 2011
INTRODUÇÃO

A preparação do professor universitário ainda é muito precária. Muitos dos professores que lecionam em estabelecimentos de ensino superior não dispõem de conhecimentos e habilidades pedagógicas, pois nunca passaram por um processo sistemático de formação pedagógica e ainda ignoram a necessidade desta preparação.
As universidades que temos encontram-se distante do quepropõem as análises, e a desqualificação profissional do docente é notória, porque os cursos de formação não vêm acompanhando as mudanças.
Os fatos contemporâneos ligados aos avanços científicos e tecnológicos, à globalização da sociedade, à mudança dos processos de produção e suas conseqüências na educação, trazem novas exigências à formação de docentes.
Em face dessas circunstâncias,diversos problemas são encontrados nas universidades. Uma das preocupações em sala de aula é como o professor universitário avalia o aprendizado do discente, pois muito tem se discutido sobre o significado da avaliação no processo educacional. Afinal a avaliação serve somente para aprovar o aluno? Ou constitui-se como um instrumento de tomada de decisão do docente? Por esse motivo, iremosanalisar neste trabalho os métodos de avaliação do ensino superior no Brasil.
Podemos afirmar, sem medo, que a avaliação é um processo natural do homem e que, a todo o momento, consciente ou inconscientemente, estamos nos avaliando. Nossas ações, gestos, pensamentos e palavras são mediados por processos internos de avaliação.
A avaliação é uma discussão constante ao longo da história daeducação. Com o passar do tempo, a avaliação mudou e evoluiu, assim como os métodos de ensino evoluíram. Devido a essas transformações, as instituições de ensino têm buscado descobrir formas mais eficientes e participativas para avaliar o processo de ensino/ aprendizagem.
Em relação ao ensino superior quando se menciona os métodos avaliativos aplicados pelos docentes, procura-se sempre aqualidade, e para que esta seja atingida é necessário saber onde é preciso melhorar.
Falar de avaliação pressupõe-se a necessidade de entendê-la como um dos componentes do processo ensino/ aprendizagem. Isso exige um repensar sobre os conceitos de conhecimento, sociedade, educação, para que possa resgatar a visão de totalidade.
No primeiro capítulo será feito um levantamento histórico arespeito do ensino superior no Brasil, desde a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, a qual foi a razão da criação das primeiras escolas superiores brasileiras até os dias atuais.
No segundo capítulo iremos abordar o percurso da avaliação no Brasil e será feita uma análise da avaliação usando como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Ainda no segundo capítuloveremos a importância da avaliação dos discentes no Ensino Superior, destacando as diversas técnicas de avaliação que podem ser utilizadas pelos docentes.
No terceiro capítulo será realizada uma pesquisa de campo em uma Instituição de Ensino Superior Privada, onde será utilizado um questionário dirigido aos discentes com intuito de verificarmos a importância da avaliação no processo deensino-apredizagem.
No quarto capítulo iremos discutir e analisar os resultados dos dados coletados.
Esta pesquisa visa elencar os atuais métodos de avaliação aplicados pelos docentes aos discentes do ensino superior, tentando dessa forma contribuir para a melhoria do sistema avaliador na educação superior analisando a eficácia dos métodos avaliativos. Sendo assim, as universidadesjuntamente com os docentes devem chegar a um consenso em relação aos métodos aplicados para avaliar o desempenho dos discentes da melhor forma possível.

CAPÍTULO I
A HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ OS DIAS ATUAIS

CAPÍTULO I
1. A HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL ATÉ OS DIAS ATUAIS
1.1 A história do ensino superior no Brasil

A sociedade cada vez mais tem demonstrado um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de metodologia do ensino superior
  • sobre avaliação no ensino superior
  • Avaliacao das instituicoes de ensino superior
  • Avaliação no Ensino Superior
  • Avaliação no Ensino Superior
  • A avaliação formativa no ensino superior
  • AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
  • ANDRAGOGIA, MÉTODOS E DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!