Invertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroinvertebrados como índices bióticos
(Ribeira de Algibre)















1
Resumo
Este estudo foi feito com o objetivo de Avaliar a qualidade da água da ribeira de Algibre. Para tal, fez-se a recolha de macroinvertebrados bentónicos, de seguida realizou-se a triagem por familias e foram inseridos os dados na folha de cálculo.
Foram obtidos 135 pontos relativamente átolerância das famílias dos organismos obtidos, o que significa que a água da ribeira nao foi contaminada nem sofreu alteraçoes acentuadas na sua qualidade.


INTRODUÇÃO
Os ecossistemas aquáticos têm sido alterados em diferentes escalas como consequência negativa de atividades antrópicas (por exemplo, mineração, canalização, construção de represas, eutrofização artificial, retilinização,etc.).
Rios e riachos são os ecossistemas de água doce que mais intensivamente têm sido influenciados pelo aumento da degradação ambiental, atividades humanas associadas ao aumento da densidade populacional, elevação da carga de efluentes industriais e domésticos, construção de barragens, perda de hábitats, etc (CALLISTO, MORETTI & GOULART, 2001). Grande parte dessas atividades tem provocadodeclínio na qualidade dos ecossistemas aquáticos e, consequentemente, na diversidade biológica.
Organismos aquáticos, como os macroinvertebrados bentônicos, permitem obter uma visão ecológica geral sobre o estado de qualidade das águas dos rios, riachos e ribeiras, pois, representam elementos importantes na estrutura e funcionamento dos ecossistemas aquáticos e são umas das comunidades deorganismos mais utilizadas em programas de monitorização da qualidade da água pois possuem grande diversidade de formas e habitats (LOYOLA, R. G. N). São de natureza relativamente sedentária, permitindo uma análise dos efeitos das perturbações. Por viverem em contato com o sedimento, também entram em contato com muitos poluentes, acumulando toxinas a níveis facilmente detectáveis.
A recolha, triagem eanálise das famílias de macroinvertebrados na ribeira de Algibre e a avaliação da sua tolerância relativamente ao meio ambiente permitiu o conhecimento desta fauna contribui para a avaliação da qualidade da água da ribeira de Algibre, pois ao obter e analisar os índices bióticos de um certo local é possível identificar o grau das alterações das caracteristicas ecológicas face ás condiçoesambientais (LOYOLA, R. G. N. & BRUNKOW, R. F).
A utilização de técnicas de biomonitoramento de corpos hídricos, através de
macroinvertebrados bentônicos, vem sendo cada vez mais empregada e aceita
como uma importante ferramenta na avaliação da qualidade da água.
2


Material e Métodos
O material usado para a saída de campo foi:
-Tabuleiros de plástico
-Pinças;
-Pincel duro;-Frascos de plástico com boca larga;
-Etiquetas;
-Fixador (álcool a 90º ou uma solução de formaldeído a 37%);
-Caixa para transportar as amostras
-Crivos ou peneiros para reduzir o volume
-Sonda (pH; temperatura; Salinidade;O2))
-Fita métrica (medir largura da Ribeira)
-Guia de Campo para Plantas e Animais
-Rede de arrasto de mão
-Rede vassoura
-Ficha ARH
Na ribeira o método utilizado para arecolha das larvas de insectos foi o método de arrasto que consiste em: efetuar 6 arrastos de 1 metro de comprimento no sentido contrário a corrente (jusante para montante); e no caso de haver substrato pedregoso coloca-se a abertura da rede contra o sentido da corrente; ajustar a velocidade de arrasto em relação à velocidade da corrente; e apenas recolher a parte superficial dos sedimentos e emcasos de haver substratos de grandes dimensões granulométricas, é aconselhável a remoção dos organismos com maior capacidade de fixação ao substrato.
Nas zonas com vegetação aquática muito abundante realizou-se: arrastos verticais para evitar possíveis danos na flora e para haver uma maior facilidade na captura das larvas; raspou-se com a abertura da rede numa área proporcional à sua...
tracking img