Invertebrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diversidade Biológica
2012/2013
Exame
Parte Prática Invertebrados (TCB)

Instruções:
* O trabalho deve ser escrito com letra tamanho 12, com parágrafos de 1,5 e não pode ultrapassar as 6 páginas.
* Deve ser identificado, logo no início, com o nome, número e curso do aluno.
* Tenha em atenção que o trabalho deve ser escrito com palavras suas.
* Cuidado com plágio! Nuncausar “copy & paste”. Trabalho pode ser anulado.
* No fim deve indicar a bibliografia consultada seguindo as indicações gerais:
* Se for Livro – Autor(es). Ano. Título. Editora. Nº páginas total do livro.
* Se for Artigo – Autor(es). Ano. Título artigo. Nome do periódico. Volume. páginas do artigo (exemplo: 34-56)
* Este trabalho vale 4 valores

Data Entrega:
* Dia ehora do Exame de Diversidade Biológica – Entregar ao docente na sala, logo no início do exame.

Indique e explique as características principais de cada um dos seguintes grupos taxonómicos, incluindo suas classes:
* Phylum Cnidaria
* Phylum Platyhelmintes
* Phylum Annelida
* Phylum Mollusca
* Phylum Equinodermata

Nome: Número:Curso:
Introdução:
Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da natureza viva.
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem.
A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados, no entanto todo o PlanetaTerra é habitado por seres vivos que se adaptaram aos ambientes mais inóspitos e incríveis, sendo que disso são exemplo as espécies pertencentes aos Filos Cnidaria, Platyhelmintes, Annelida, Mollusca e Equinodermata, que ocorrem por todo o Planeta em meio aquático e terrestre e sobre os quais irei falar de seguida.

1. Phylum Cnidaria
Cnidaria ou Celenterados é um filo, que contém mais de10.000 espécies de animais encontrados exclusivamente em ambientes aquáticos, principalmente em ambientes marinhos, e que inclui algumas das criaturas mais estranhas e ao mesmo tempo mais belas do Planeta.
Etimologicamente, a palavra cnidário vem do grego (knidos, ‘urticante’), derivado do facto das medusas (um dos representantes do Filo Cnidaria) serem formidáveis predadoras uma vez queapresentam fibras musculares simples e numerosas células urticantes contendo cápsulas cheias de substâncias tóxicas, os nematocistos, que lhes permitem predar várias espécies.

Neste filo enquadram-se os animais mais inferiores dentre os que já possuem tecidos bem definidos e especializados com alguma organização de sistemas. A simetria é tipicamente radiada, possuem um esboço de sistema nervoso difuso(uma rede de células nervosas pelo corpo) e gónadas, isto é, órgãos produtores de gametas, no entanto a reprodução pode ser sexuada (havendo espécies hermafroditas e outras têm os sexos separados) ou assexuada, sendo que esta última dá-se frequentemente por gemiparidade. Também possuem células epitélio-musculares de cuja contração resultam os movimentos rápidos do corpo.

A estrutura do corpo deum celenterado é formada por duas camadas de células: a epiderme – camada de revestimento externo, especializada na protecção e defesa e a gastroderme – camada de revestimento interno que rodeia a cavidade gastrovascular que é responsável pela digestão dos alimentos. Esta cavidade gastrovascular comunica com o exterior por uma única abertura que funciona como boca e como ânus. Nestes animaiscoexistem dois tipos de digestão, extracelular realizada na cavidade gastrovascular e intracelular em células especializadas da gastroderme. Os produtos da digestão difundem-se seguidamente para as outras células do organismo e os resíduos são lançados na cavidade gastrovascular.
Entre as duas, situa-se a mesogléia, uma fina lâmina acelular, gelatinosa, constituída por substâncias segregadas...
tracking img