Inversor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCIO SARMENTO DA COSTA
RAFAEL RANGEL VAGO

Linguagem de Programação - dBase

Serra - ES
2012

MARCIO SARMENTO DA COSTA
RAFAEL RANGEL VAGO

Linguagem de Programação - dBase

Serra - ES
2012

Sumário


Introdução 4
1 O que é linguagem de programacão? 5
2 O que é algoritmo? 6
3 O que é um código fonte? 6
4 O que é um compilador? 6
5 Histórico da linguagem dBase 76 Características,vantagens e particularidades 7
7 Palavras reservadas 8
8 Estruturas condicional/repetição 9
9 Exemplo de programa em código fonte 10
Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12

Introdução

No mundo globalizado, não nos imaginamos trabalhar, estudar, ou mesmo participar de redes sociais e se comunicar com pessoas de diversos lugares, sem utilizar um computador. Esteequipamento, tão poderoso, mas que no fundo entende apenas a linguagem binária, o zero e o um.
Para que o computador pudesse entender o que uma pessoa queria, foram criadas as linguagens de programação. Hoje existem diversos tipos de linguagem, cada uma com suas características e feitas para um objetivo.
Neste trabalho serão apresentadas as características da linguagem de programação Dbase,muito utilizada nas décadas de 80 e 90, principalmente por quem necessitava criar e administrar banco de dados.


1 O que é linguagem de programacão?

A linguagem de programação é utilizada como meio de comunicação entre o computador e o homem, tendo em vista que os computadores só entendem a linguagem binária, ou seja, 0 e 1.
Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível eas de alto nível.
As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil e incômodo se trabalhar com elas e as de alto nível são mais fáceis de se trabalhar e de entender, as ações são representadas por palavras de ordem (exemplo faça, imprima, etc) geralmente em inglês, foram feitos assim para facilitar a memorização e alógica.
Cada linguagem de programação é diferente da outra, contendo palavras-chave próprias.

2 O que é algoritmo?

Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. É uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Existem diversas formasde escrever um algoritmo, podendo ser citadas o pseudocódigo (ou português estruturado), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa.

3 O que é um código fonte?

O código fonte é um arquivo de texto contendo a lógica do programa, feito dentro de uma linguagem de programação, onde é falado ao computador como deve ser feito o que queremos. Cada palavra de ordem dentro do código-fonteé chamada de instrução.

4 O que é um compilador?

Compilador é um programa ou um grupo de programas que escrito por uma linguagem (esta sendo necessária de compilação para sua execução) ao ser compilado gera outro código que é interpretado pelo computador, ou seja, é um programa que transforma a linguagem de programação de alto nível para linguagem binária, a que o computador conhece.

5Histórico da linguagem dBase

O dBase foi desenvolvido por Wayne Ratliff, em 1978, e sua versão original se chamava Vulcan.
Em 1981, a Ashton comprou a Vulcan e a comercializou como dBase II. As outras versões ficaram conhecidas como dBase III, dBase III+ e dBase IV, todas desenvolvidas pela Borland. O formato dBase de armazenar dados se tornou um verdadeiro padrão e é suportado por quase todos ossistemas de gerenciamento de bancos de dados.
Após os anos 80, foram adicionados ao programa alguns comandos para acomodar interfaces de vídeo e comandos mais avançados para controle de fluxo, tais como DO WHILE / ENDDO, e lógica condicional, como IF / ENDIF. Para manipulação de dados, o dBase passou a oferecer comandos e funções procedurais sofisticados para abrir e pesquisar arquivos,...
tracking img