Inversão termica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A inversão térmica é um fenômeno climático que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, onde a poluição é muita alta. Ocorre devido as inversão das camadas de ar frias equentes e afeta diretamente a saúde das pessoas.

Como ocorre a inversão térmica

A camada de ar fria por ser mais pesada ou mais densa, acaba descendo e ficando próxima a superfície terrestre, oar quente que é mais leve ou menos denso fica numa camada superior, impedindo a dispersão dos poluentes.

Este fenômeno climático pode ocorrer em qualquer dia do ano, mas é mais constante noinverno, pois no inverno as chuvas são raras o que acaba dificultando as dispersão dos poluentes, assim o problema acaba se agravando.

Nos grandes centros urbanos como São Paulo é possívelobservar a olho nu, a camada formada pelos poluentes de cor cinza. Que são resultado da queima de combustíveis ex: gasolina,diesel produzida principalmente pelos carros e caminhões.

Problemas causadospela inversão térmica

A inversão térmica prejudica a saúde das pessoas. Doenças associadas à poluição como asma e bronquite afetam principalmente as crianças, também acarreta varias doençasrespiratórias, a irritação dos olhos também é comum em ambientes altamente poluídos devido á inversão térmica.

Algumas soluções

Está ligada a adoção de políticas que visem diminuir apoluição do ar nas grandes cidades, a substituição de combustíveis fósseis por bicombustíveis ou energia elétrica poderia reduzir o problema.

Alternativa seria trocar o transporte individual (carro),pelo publico (ônibus) também ajudaria a amenizar o problema, mas serão necessárias campanhas para conscientizar as pessoas sobre essa necessidade. A fiscalização de queimadas e filtros nos chaminés degrandes empresas seriam algumas medidas para evitar e também reduzir o problema.

Conclusão

A inversão térmica é um grande problema, por isso devemos cuidar do meio em que vivemos para não...
tracking img