Inventario periodico e permanente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT

CONTABILIDADE GERAL

CUIABA – MT
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT

INVENTARIO PERIODICO E PERMANENTE

Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina de Contabilidade Geral, tendo como Orientador o Prof. Natal da Silva Rego.
Discente:CUIABA- MT
INTRODUÇAO

Em contabilidade, o inventário é uma lista com relação aos elementos patrimoniais de um dado patrimônio com a indicação de seu valor.
Inventariar consiste em analisar os elementos patrimoniais de um dado patrimônio, descrevê-los, classificá-los e atribuir-lhes um valor.
O termo inventário é usado para designar o estoque disponível para a venda nocurso normal da empresa, bem como os artigos que serão utilizados na produção de mercadorias a serem vendidas. Os inventários representam um dos mais ativos elementos nas operações comerciais, sendo continuamente adquiridos, transformados e revendidos.

Os registros de inventário controlam o estoque em constante movimento. São necessários os registros para os custos de inventário, para aavaliação periódica dos resultados das operações e a determinação da situação financeira da empresa. O inventário constitui peça fundamental no levantamento do balanço, compreendendo a conferência física das existências e sua avaliação em moeda, constituindo peça importante do Balanço, pois este depende diretamente de um bom inventario.

Dessa forma, cabe-nos conhecer os métodos de seinventariar para que possamos aplicá-los corretamente para a elaboração de um Balanço.

São métodos de inventários: o Permanente e o Periodico, os quais serão o objeto do presente trabalho.

INVENTARIO PERIODICO

Inventário periódico designa o inventário físico em intervalos fixos (mensal, trimestral ou anual etc). Sistema de classificação do controle de estoques paraitens de demanda independentes, onde o número de itens de demanda é revisado em um intervalo fixo de tempo e o tamanho de cada pedido depende do estoque disponível no momento da revisão.
O Sistema de Inventário Periódico consiste em um sistema simplificado de apuração do Custo de fabricação, pois não exige a prática de controles minuciosos, nem a utilização de pessoal especializado.É chamado de periódico, porque o inventário da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o Custo de Fabricação e também o Custo dos Produtos Vendidos, só é levantado no final de um período.

Este sistema apura o Custo Global de Fabricação de um determinado período, que pode ser um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou umano, conforme o interesse da empresa.

O Inventário Periódico é permitido pela legislação, por isto é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. Sua simplicidade facilita a apuração do Custo Global da produção de um exercício (ano), por isto sua utilidade é na maioria das vezes apenas contábil.

Portanto a utilidade gerencial para a tomada de decisão deste sistemaé restrita, pois só é possível apurar o Custo Unitário, se a empresa produzir um único tipo de produto.
Após a criação de contas contábeis que se juntam ao plano de contas normal, para que as exigências fiscais sejam cumpridas, como por exemplo : Estoque de Matérias-Primas, Estoque de Produtos em elaboração, Estoque Materiais Secundários, Estoques de Materiais de embalagem , Estoquede Produtos em elaboração, etc., deve-se adotar a seguinte fórmula para apurar o Custo Simplificado de Produtos:

CSP = EI + (C – CA) + MO + GGF – EF

CSP = Custo Simplificado dos Produtos
EI = Total dos Estoques Iniciais
C = Total das Compras
CA = Compras Anuladas
MO = Total da Mão-de-Obra (direta e indireta)
GGF= Gastos Gerais de Fabricação ( demais gastos: aluguéis,...
tracking img