Inveja nas organizações – um mal invisível

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PROJETO A VEZ DO MESTRE

Inveja nas Organizações – Um mal invisível

Por: Nilza Maria Barros de Queiróz Gobetti

Orientador Prof. Antonio Fernando Vieira Ney

Niterói 2009

2

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” PROJETO A VEZ DO MESTRE

INVEJA NAS ORGANIZAÇÕES – UM MAL INVISÍVEL

Apresentação de monografiaà Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de Recursos Humanos. Por: Nilza Maria Barros de Queiróz Gobetti

3

EPÍGRAFE

“A inveja habita no fundo de um vale onde jamais se vê o sol. Nenhum vento o atravessa; ali reinam a tristeza e o frio, jamais se acende o fogo, há sempre trevas espessas [...]. a palidez cobre seu rosto, seu corpoé descarnado, o olhar não se fixa em parte alguma. Tem os dentes manchados de tártaro, o seio esverdeado pela bile, a língua úmida de veneno. Ela ignora o sorriso, salvo aquele que é excitado pela visão da dor [...]. assiste com despeito o sucesso dos homens e esse espetáculo a corrói; ao dilacerar os outros, ela se dilacera a si mesmo, e este é seu suplício”. Ovídio.

4

AGRADECIMENTOS
Paranão correr o risco da injustiça, agradeço de antemão a todos que, de alguma forma, passaram pela minha vida e contribuíram para a construção do quem sou hoje. Agradeço à Deus, por tornar possível mais um sonho realizado e sempre estar presente na minha vida.. À minha querida mãe e irmãos, por estarem sempre me incentivando em minha caminhada. Aos amigos de curso, especialmente minha querida amigaIzabela, por sempre me apoiar e, também, fazer parte de mais essa realização. Aos professores do curso de Gestão em RH, especialmente ao meu orientador, Antonio Ney, com os quais muito pude aprender e obter elementos para esta monografia. E, especialmente, agradecer ao Ricardo, meu amado esposo, por sempre acreditar em meus sonhos e ajudar a torná-los reais.

5

RESUMO
Existe um sentido noqual a inveja pode ser benigna ou construtiva. Essa situação acontece quando a visão ou o reconhecimento dos bens, posses e qualidades de uma pessoa ou grupo desperta no outro o desejo de adquirir o mesmo para si por meio de um esforço baseado em seu próprio mérito. A partir da utilização das estratégias de idealização e desvalorização no combate à síndrome da inveja organizacional, pode-seobservar que as organizações que perpetuarem seus comportamentos valorizando apenas a criação de mitos e heróis provavelmente terão dificuldade em desenvolver programas formadores de fortes equipes, capazes de proporcionar à empresa uma liderança eficaz, que seja um instrumento de vantagem competitiva O primeiro passo para a resolução de qualquer sentimento negativo é a compreensão dele. Nesse contexto,o presente trabalho procura entender a inveja no ambiente organizacional. Procura entender, ainda, que a inveja pode ser fator de desmotivação no ambiente de trabalho e. Para entendermos a inveja, temos de descobrir a estrutura básica que a antecede. Serão abordadas a evolução histórica da inveja, bem como suas características. Com se apresenta na sociedade e nas organizações e como ela sedesenvolve no indivíduo e suas consequencias no trabalho em equipe. E, finalmente, que estratégias podem ser utilizadas para a gerência desse mal em nível de indivíduo e organização.

6

METODOLOGIA
Para o desenvolvimento desta investigação foi necessário adotar alguns critérios metodológicos quais sejam: pesquisa bibliográfica, de conteúdo programático-teórico. Foram abordados temas como Invejanas organizações e motivação. Foram consultados livros de Patricia Tomei, Nicole Puzzi, Eduardo Rosa Pedreira, Carlos Byington, Textos de Zuenir Ventura, e outros que abordaram o tema em questão, bem como sites da internet e artigos de revistas.

7

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................................. 8...
tracking img