Invasão espanica nos EUA

309 palavras 2 páginas
A INVASÃO HISPANICA NOS EUA

FORQUILHINHA, 2013

INTRODUÇÃO 3
Vivemos em uma sociedade em que a migração de pessoas para outros países é muito comum e um dos países que mais recebeu e recebe estrangeiros até hoje são os Estados Unidos Da América.
Milhares de pessoas do mundo inteiro vão para os EUA em busca de uma condição de vida melhor, encontrando trabalho de faxineiras, lavadores de pratos, babas e dentro de outros empregos que são ‘discriminados’ no Brasil por ser motivo de certa ‘humilhação’.

Em território estadunidense os imigrantes independente de estarem legais ou ilegais passam a viver em guetos, ou seja, em bairros separados.
Para tentar conter a imigração, a Nafta (zona de livre comércio da América Do Norte) permite a livre circulação de mercadorias entre os Estados Unidas e o México, mas proíbe o livre transito de pessoas.
Mesmo com todas as leis restritivas contra a entrada de estrangeiros nos EUA e o muro construído na fronteira com o México é necessário à imigração, pois a mão de obra estrangeira é responsável por grande parte da economia americana.
Devido a grande quantidade de brasileiros nos EUA são criados dias de encontro como, por exemplo, o Brazilian Day New York que já reuniu cerca de 1 milhão de brasileiros dos arredores de New York.
Em 2010 a população brasileira nos EUA era de 339,6 mil e 71,3% dos brasileiros tinham de 25 a 54 anos. Cerca de 30 mil pessoas da região de Criciúma está trabalhando nos EUA.
Por ano cerca de 300 mil mexicanos entram ilegalmente nos Estados Unidos. Estima-se que mais de 15% da população estadunidense seja formada por imigrantes, porém devido à crise econômica grande parte dessa população esta voltando para o seu país de origem.

Relacionados

  • Socioeconomia e geopolitica
    17388 palavras | 70 páginas
  • Prata Coloidal As Verdades Ocultas
    90076 palavras | 361 páginas