Intrusão de molares com mini-implantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
1 INTRODUÇÃO

Em muitos tratamentos ortodônticos, um planejamento apropriado da ancoragem é indispensável para o sucesso da terapia proposta. A intrusão dentária representa grande desafio mecânico, pela dificuldade de controle de movimentos indesejáveis nas unidades de ancoragem.
Magnífica escolha é o uso de mini-implantes, pois tem proporcionado uma ancoragemeficiente, que abstrai a utilização de dentes, não acarretando comprometimento estético, além da demanda mínima ou, talvez, qualquer colaboração do paciente (ARAÚJO, 2007; ARAÚJO et al., 2006).
Os mini-implantes têm sido utilizados freqüentemente nas clínicas ortodônticas, quando não há unidades dentárias suficientes para gerar eficaz ancoragem ou para tornar a mecânica menos complexa e maisprevisível para o ortodontista (ARAÚJO, 2007).
Segundo Linkow (1970), quando a ancoragem não é eficiente, torna o tratamento ortodôntico bastante limitado, mas, para isso, utiliza-se os implantes como ponto de ancoragem para estabilização de acessórios ortodônticos há várias décadas.
Os implantes convencionais, ao longo do tempo, foram adaptados para estabilizarem as forças ortodônticas,entretanto, sua utilização se torna muitas vezes inviável devido ao seu tamanho. De acordo com Wehrbein e Merz (1998) foi proposta a sua inserção no palato ou, segundo Declerck et al. (2002) e Daimaruya et al. (2001), na protuberância zigomática. Surgiram também discos recobertos com hidroxiapatita ou onplants que são usados como opção de implante palatal, pela vantagem de não exigirem perfuraçãoóssea (BLOCK; HOFFMAN, 1995).
Freudenthaler (2001) utilizou os mini-implantes de 2 mm de diâmetro, inseridos bicorticalmente, como ancoragem e, de acordo com Gianconetti et al., 2003 e Deguchi et al., 2003), tanto os desenhos quanto os diâmetros dos mini-implantes vêm sendo utilizados e testados.
O controle das forças ortodônticas baseia-se na individualidade biológica do pacientebem como nas leis de Newton. A visão biomecânica do tratamento ortodôntico passa a ser o melhor planejamento do sistema de forças a ser empregado, tanto no sentido da forma quanto na quantificação da carga aplicada (LEE et al., 2001).
“A ancoragem é a resistência a movimentos indesejados” (PROFFIT e FIELDS, 2002).
Quando as propriedades ideais da ancoragem não estão presentes, elapoderá ser incrementada segundo Meireles, Reis e Fornazari (2002), por meio de alguns procedimentos como a incorporação de um número maior de dentes, que devem oferecer maior resistência (unidade de ancoragem) contra outros dentes que precisam ser movidos (unidade ativa); uso de mecanismos externos, como o arco extra-bucal (AEB); o uso de dispositivos intrabucais, como a barra palatina, botão deNance e outros; o uso de implantes osseointegrados.
Na revisão de literatura, autores como Bae et al. (2002), Bezerra et al. (2004), Kyung et al. (2004), Laboissière et al. (2005) e Park et al. (2001) asseveram que um sistema de ancoragem absoluta, para ser considerado ideal, deve possuir as seguintes características: fácil instalação, ser resistente às forças ortodônticas, de simples remoção,tamanho reduzido e pronto para ativação precoce para minimizar o tempo e eficiência do tratamento.
Bezerra et al. (2004) relatam que dentre as várias formas de se obter a ancoragem absoluta indicadas na literatura, a que tem demonstrado maior aplicabilidade clínica é a técnica utilizando os mini-parafusos ortodônticos, comparados com os outros sistemas de ancoragem absoluta, como osimplantes ósseo-integráveis ou as mini-placas. O mini-implante tem se apresentado como um importante método de ancoragem em ortodontia, eliminando em grande parte a necessidade de cooperação dos pacientes. Atualmente existem mini-implantes específicos para ancoragem.
Após o advento da osseointegração, proposto por Branemark et al. (1969), a possibilidade de atingir ancoragem absoluta tem...
tracking img