intrumencao industrial

5394 palavras 22 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia Eletrônica e de Computação

Instrumentação e Técnicas de Medidas
Eletrônica - volume II

7 Amostradores
7.1 Amplificador amostrador (“sample and hold”)
O amplificador amostrador ou simplesmente “sample and hold” (S&H) é um dispositivo capaz de acompanhar um sinal aplicado a sua entrada e congelar o valor instantâneo desta tensão em função do estado de um sinal de controle. O sinal de controle é uma entrada digital capaz de comutar o amplificador amostrador do modo “sample” (modo onde a saída acompanha a entrada, como se fosse um buffer) para o modo hold (modo onde a saída mantém-se inalterada, independente do sinal que estiver presente na entrada). Os S&H são muito utilizados em circuitos de conversão de sinais analógicos para digital, detecção de pico e amostragem simultânea de sinais (em conjunto com circuitos multiplexadores).
Modelos comuns, de baixo custo são o LF198, LF298 e LF398 da National Instruments.
Sua aplicação em conjunto com conversores A/D se faz necessária para manter a entrada do A/D fixa durante o período de conversão, isto garante uma conversão de melhor qualidade. Os circuitos de amostragem simultânea são aqueles onde diversos sinais analógicos devem passar por um único conversor A/D, porém, nestes casos, é interessante que todas as medidas sejam feitas para o mesmo instante de tempo. Como isto não é possível utiliza-se um
S&H em cada canal (entrada analógica) retendo todos os sinais num único instante de tempo e fazendo a conversão da tensão de cada canal como se todos estivessem sendo convertidos ao simultaneamente. Nos detetores de pico, o S&H é usado para manter a tensão máxima após um transitório e isto permite que um simples multímetro seja utilizado para realizar a medida da tensão.
O diagrama esquemático de um S&H é mostrado, sem o seu circuito de controle, na figura 7.1.

Instrumentação e Técnicas de Medida – UFRJ, 2010/2

Figura 7.1: Diagrama

Relacionados